NOVO MAZDA MX-5 COM MOTOR 1.5 DE 129 CV
- Menor e mais leve, o novo modelo da Mazda chega ao mercado em setembro
A Mazda divulgou as primeiras especificações do novo MX-5. O roadster japonês chega no próximo mês de setembro, com duas opções de motores a gasolina.
Na base da linha estará disponível um pequeno motor de 1.5 litros (1.5 Skyactiv-G) a gasolina, com 129 cv e 150 Nm de torque máximo.
O segundo motor é um 2.0 litros, também a gasolina. A Mazda não adiantou detalhes, mas estima-se que venha a produzir 155 cv. Longe dos 167 cv da motorização mais potente da geração anterior.
Para compensar a “discreta” potência, o novo MX-5 é menor e mais leve. A redução de peso situa-se perto dos 100 kg, ou seja, o peso ultrapassa ligeiramente a tonelada.
Este resultado foi possível graças à tecnologia Skyactiv de redução do peso do chassi e à utilização de alumínio no capô, no porta-malas e para-lamas dianteiros. A capota também utiliza uma estrutura mais leve.
Em relação às dimensões, o novo MX-5 é 105 mm mais curto, com uma distância entre eixos 15 mm mais curta. É também 20 mm mais baixo e 10 mm mais largo.
Juntando-se a isto, o reposicionamento do motor, agora mais atrás e em posição mais baixa, para o equilíbrio perfeito: 50:50. Ou seja, o peso está distribuído de forma idêntica entre o eixo dianteiro e o traseiro.
Lembrando que o MX-5 dará origem a um modelo do grupo Fiat-Chrysler com as mesmas características. Falou-se no novo Alfa Romeo Spider, mas já foi desmentido, especulando-se agora que seja um possível Abarth Roadster.