NOVO McLAREN 650S GT3 É REVELADO EM GOODWOOD

Foi revelado em Goodwood o Mclaren 650S GT3, a mais recente geração do veículo de corrida que irá competir nos campeonatos de GT3 em todo o mundo a partir de 2015. O novo 650S GT3 é uma evolução do bem sucedido Mclaren MP4-12C GT3. O novo carro marca o início da segunda geração dos GT3 da McLaren GT, braço de competição oficial da McLaren, e segue as mesmas bases do MP4-12C GT3, veículo que está competindo atualmente em sua terceira temporada.
Baseado no recém-revelado McLaren 650S e fabricado sob o mesmo chassi de fibra de carbono MonoCell, a versão GT3 foi desenvolvida utilizando as mais recentes tecnologias CFD de simulação do automóvel para oferecer uma melhor aerodinâmica e uma melhoria dos níveis de refrigeração. Na frente, o divisor agressivo e as entradas de ar de dimensão maior dominam a aparência do novo carro, enquanto que nos lados, a nova carroceria de fibra de carbono envolve as redesenhadas entradas de ar, que oferecem uma refrigeração mais otimizada. A asa traseira em fibra de carbono fixa funciona em conjunto com o grande divisor de fibra de carbono para completar a gestão de circulação de ar.
A geometria da suspensão foi revista, com eixos mais largos e atualizações na configuração geral, o que proporciona melhores níveis de manobras. Além disso, as atualizações deram ênfase adicional às corridas de resistência, tentando aproveitar com as aprendizagens ao longo dos últimos anos, de forma a dar resposta ao feedback das equipes privadas.
A redução de custos de manutenção foi também uma prioridade durante a concepção e desenvolvimento do 650S GT3, e isso foi conseguido através do aumento da vida útil dos componentes além da introdução de novos componentes e sistemas que reduzem os custos das peças. O design do painel da carroceria e o encaixe também foram otimizados, o que irá permitir minimizar os tempos de reparações nos boxes e também ajudar na distribuição do peso através da utilização de componentes mais leves.
Os engenheiros da McLaren trabalharam no 650S GT3 de forma a aumentar os níveis de segurança da cabine do condutor. A proteção é oferecida pelo chassi de fibra de carbono MonoCell que foi reforçado com a introdução de uma gaiola de segurança homologada pela FIA. Com uma reestruturação e um peso inferior à do MP4-12C GT3, a gaiola de segurança do 650S GT3 proporciona um maior grau de conforto ao piloto com o aumento do espaço de pernas e da altura.
Outra área-chave que foi otimizada foi o nível de requinte, dando foco no envolvimento com o piloto. O 650S GT3 foi equipado com uma tela digital colocada atrás do volante exclusivo, inspirado no desenho das rodas do novo carro de F1 McLaren Mercedes. Uma novidade do 650S GT3 é o banco esportivo totalmente desenvolvido pela McLaren GT, homologado pela FIA e equipado com um cinto de segurança de competição com seis pontos de fixação.
A configuração do cockpit foi revista para torná-lo ainda mais centrado no piloto do que no MP4-12C GT3. O banco foi montado diretamente no chassi e o volante assim como a nova caixa de pedais esportivos são agora ajustáveis para permitir colocá-los mais próximos ou mais distantes do piloto. O console central também foi desenvolvido a partir do MP4-12C GT3 com uma redução na complexidade. Além disso, as melhorias têm sido feitas para aperfeiçoar ainda mais o arrefecimento e a ventilação do motorista.
O 650S GT3 está equipado com a última geração do motor McLaren 3.8 litros V8 Twinturbo 'M838T' acoplado a uma nova transmissão sequencial de competição de seis velocidades. O 650S GT3 produz cerca de 500 cv, uma potência que é limitada pelo regulamento de Equilíbrio de Desempenho da FIA (BOP). A refrigeração foi melhorada através de entradas de ar maiores das existentes no 650S, no interior do para-choque dianteiro e de entradas laterais no novo design do perfil do veículo.