NOVO PEUGEOT 308 SW CHEGA ELETRIFICADO E CARREGADO DE TECNOLOGIA
A terceira geração do Peugeot 308 SW já é uma realidade e acaba de chegar ao mercado. Pouco tempo depois de conhecermos o novo Peugeot 308 com carroceria tipo hatchback de cinco portas, chegou o momento da alternativa mais prática e familiar que pode ser encontrada na oferta. Um modelo que se adapta aos novos tempos que correm, onde a eletrificação, a conectividade e a automatização são protagonistas.
Em comparação com o modelo anterior as mudanças são inúmeras. O 308 SW adota a nova linguagem de design da Peugeot e se beneficia dos últimos avanços tecnológicos desenvolvidos pela marca francesa. É uma atualização que marcará o futuro comercial de um dos carros familiares compactos mais relevantes que pode ser encontrado no mercado.
A nível estético, em relação ao modelo anterior as mudanças são muito radicais. A nova geração do 308 SW surge mais dinâmica, elegante e moderna. A linguagem de design que a Peugeot está aplicando a seus novos modelos e que já vimos no novo 308 é determinante neste aspecto. O visual não traz surpresas, já que é o mesmo do modelo de cinco portas.
É na vista lateral e na traseira onde devemos concentrar a atenção. Em ambas as áreas é onde o novo 308 SW traz à tona sua própria personalidade. O desenho da moldura dos vidros laterais tem uma maior caída que o teto. Na traseira, destacam-se as lanternas Full LED de desenho delgado e disposição horizontal. Em todo o processo de criação buscou-se otimizar o fluxo de ar para obter uma melhor penetração aerodinâmica.
Também há inúmeras opções em termos de personalização. A carroceria do novo 308 SW está disponível em sete cores: Azul Avatar, Vermelho Elixir, Branco Perla, Branco Banquise, Cinza Artense Grey, Cinza Platino e Preto Perla Nera. Além disso, há uma seleção de desenhos de rodas cujos tamanhos vão de 16 a 18 polegadas. E como é óbvio, traz consigo o novo logo da Peugeot.
Com relação ao interior, somos envolvidos por um ambiente onde se respira conforto. Devemos partir da base de que o novo 308 SW está construído sobre uma versão estendida da plataforma EMP2, o que se traduz em um ganho de espaço tanto para os ocupantes dos lugares traseiros como no porta-malas. Além disso, a utilização dessa arquitetura permitiu apostar na eletrificação.
O novo i-Cockpit é o destaque. Há um volante de desenho compacto e atrás dele um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas. No console central encontra-se uma tela táctil de 10 polegadas que faz as vezes de centro nevrálgico para manejar o novo sistema de infotainment. O nível de conectividade também foi aumentado podendo ser utilizados diferentes serviços digitais online, assim como Android Auto e Apple CarPlay.
Com relação ao modelo anterior, a dotação tecnológica foi incrementada como não poderia ser de outra maneira. Alguns detalhes desse equipamento são o carregador sem fios para telefones móveis compatíveis, conexões USB tipo C e o novo pack Drive Assist 2.0, composto de novos e avançados sistemas de assistência à condução. Controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de manutenção de faixa, mudança de faixa semiautomática, recomendação de velocidade antecipada e adaptação da velocidade em curva são alguns deles.
O Peugeot 308 SW 2022 mede 4.636 mm de comprimento, 2.062 mm de largura, 1.444 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.732 mm. O porta-malas acomoda 608 litros com um máximo de 1.634 litros.
No que diz respeito à parte mecânica também não há surpresas. A nova geração do 308 SW se apresenta com uma oferta mecânica que segue o rastro do modelo de cinco portas. Será possível optar por motores a gasolina e diesel, assim como por duas versões híbridas plug-in.
A oferta a gasolina passa por uma seleção de dois motores PureTech de 1.2 litros e 3 cilindros, cujas potências são de 110 e 130 cv. Na linha diesel está disponível um motor de 1.5 litros BlueHDi de 130 cv. Dependendo do motor escolhido haverá uma transmissão manual de 6 velocidades ou a possibilidade de se optar por uma caixa automática de 8 relações. Aliás, todas as motorizações são de tração dianteira.
Para os entusiastas da eletrificação e da mobilidade sustentável foram introduzidas duas versões híbridas plug-in. Uma básica denominada Hybrid 180 e-EAT8 e outra superior Hybrid 225 e-EAT8. No melhor dos casos, a autonomia elétrica alcança os 60 km de acordo com o ciclo WLTP. O componente chave é uma bateria de íons de lítio de 12.4 kWh.
As primeiras unidades do novo 308 SW serão entregues a seus respectivos donos no início do próximo ano de 2022. O processo de produção será realizado nas instalações da Stellantis em Mulhouse (França). A marca adianta que, dependendo do mercado, será possível realizar o processo de compra online através do site da empresa.
Na linha Peugeot o novo 308 SW está destinado a desempenhar um papel de destaque, já que deve rivalizar com modelos relevantes, como o SEAT León Sportstourer e o Ford Focus Sportbreak, entre outros. Além disso, suas mecânicas eletrificadas lhe permitirão posicionar-se como uma atraente alternativa aos melhores SUVs híbridos plug-in que há no segmento C.