NOVO RENAULT 5 ELÉTRICO COMEÇA SUA FASE DE AJUSTES
O Renault 5 elétrico não só significa o renascimento de um modelo mítico, mas também abre uma nova etapa para a Renault, já que será o primeiro carro da marca francesa a estrear a nova plataforma CMF-B EV, que já começou seus ajustes.
Ela utiliza 70% dos componentes da plataforma CMF-B já vista nos Clio e Captur, e comparando-a com a do Zoe E-Tech, reduz o custo de fabricação em 30%. É modular e permite adaptar-se a vários tipos de veículos ao ajustar a via e a distância entre os eixos.
Também trará consigo melhorias em termos de motor e de bateria. O propulsor do R5 será 20 quilos mais leve que o do Zoe e algo similar ocorrerá com a bateria, que em vez de ter 12 módulos utiliza apenas quatro de maior tamanho, o que simplifica sua arquitetura e permite reduzir o peso em 15 quilos adicionais, além de oferecer maior capacidade em um volume menor.
Para seu ajuste, as mulas de testes estão nas instalações da Renault em Aubevoye, que conta com 613 hectares, 35 pistas distribuídas em 60 quilômetros, 42 bancos de testes, 2 túneis de vento e 18 câmeras de corrosão.
Além disso, já foram realizados testes na região de Arvidsjaur, no extremo norte da Suécia e próximo do Círculo Polar Ártico, onde as temperaturas chegam a -30 graus.
Jérémie Coiffier, Diretor de Engenharia da família B-EV da Renault, declarou: “Estes primeiros testes, realizados sobre a base de protótipos de condução representativos, permitem confirmar as decisões que tomamos em termos de conforto e comportamento no âmbito do desenvolvimento do futuro Renault 5 elétrico. Sem revelar nada por enquanto, já podemos dizer que as primeiras voltas nos situam claramente no melhor nível de sua categoria, seguindo a esteira do Mégane E-Tech 100% elétrico, e isso nos anima a continuar com entusiasmo todas as nossas validações até o lançamento comercial, previsto para o próximo ano”.
Por sua parte, Delphine de Andria, Diretora de Performance de Produto, segmento B-EV, acrescenta: “Esta nova plataforma CMF-B EV é uma grande oportunidade do ponto de vista do produto, já que permitirá que o futuro Renault 5 elétrico ofereça um verdadeiro prazer de condução e, ao mesmo tempo, seja muito competitivo no segmento”.