NOVO TOYOTA PRIUS FOI ENVIADO DE VOLTA PARA A EQUIPE DE DESIGN
Uma fonte da Toyota explicou algumas das razões que podem estar causando o atraso na chegada do novo Prius.
O projeto cuja fase de Pesquisa e Desenvolvimento deveria estar pronto no início de 2013, mas no momento da aprovação final os quadros superiores do fabricante japonês não ficaram satisfeitos com a imagem apresentada e enviaram o modelo novamente para as equipes de design. Isso ocorreu no ano passado, tendo a luz verde surgido mais tarde que o previsto, apenas em uma reunião em abril deste ano.
Mitsuhisa Kato, Vice-Presidente da Toyota e responsável pelo design do Prius disse que outras situações influenciaram no adiamento do projeto, e havia ficado claro que um design abaixo do fantástico não receberia aprovação, pois Akyo Toyoda, o Presidente da empresa, tem dado muita ênfase na imagem de seus carros, inclusive investindo no reforço do departamento de design da marca.
Já se sabia que o Toyota Prius, que deveria entrar em produção no primeiro semestre de 2015, estará nas linhas de montagem apenas no final do ano que vem. Ainda são escassos os detalhes relativos à nova geração do híbrido, mas outra questão que tem retardado a chegada do modelo tem a ver com as inovações tecnológicas que irão incluir, entre outras, um novo sistema de propulsão híbrido e uma nova plataforma modular. Estas questões juntam-se ao design, com a cúpula da empresa querendo uma imagem mais emotiva, saindo do seu estilo mais racional e dedicado à consciência ambiental. O objetivo é criar um visual mais jovem e esportivo para atrair novos públicos, e também que permita uma distinção mais fácil para as versões Plug-In.
Ainda em relação a isso, o Toyota Prius deverá apresentar uma nova filosofia de design que será paralelo à linha do fabricante japonês. As linhas do híbrido devem sofrer uma forte influência do C-HR Concept, que foi apresentado este ano no Salão de Paris, com o Prius incorporando por exemplo, a grade com um formato mais agressivo.