NOVOS MPVs MERCEDES-BENZ DOMINAM TESTES DE INVERNO NO CÍRCULO ÁRTICO
Todos os veículos recém-desenvolvidos pela Mercedes-Benz Vans serão construídos na modular, flexível e escalável Mercedes-Benz Van Architecture. A partir de 2026, modelos totalmente elétricos serão lançados sob a Van Electric Architecture (VAN.EA), inaugurando uma nova era para a marca. A Van Combustion Architecture (VAN.CA) seguirá com vans com motor de combustão de última geração. Independentemente do powertrain, a nova arquitetura do veículo permite uma diferenciação clara entre veículos posicionados privadamente no segmento de luxo e transportadores posicionados comercialmente no segmento premium.
O futuro portfólio de modelos atenderá a uma variedade de necessidades do cliente, oferecendo um veículo versátil e espaçoso, projetado para fornecer espaço e conforto excepcionais. Do transporte VIP exclusivo e limusine de ponta a veículos familiares luxuosos, o novo modelo oferecerá tanto a flexibilidade que os clientes exigem quanto o luxo refinado que eles desejam. Os testes de inverno desses futuros veículos multifuncionais (MPVs) em Arjeplog, Suécia, comprovam sua capacidade de suportar até mesmo as condições climáticas mais extremas.
Os testes de direção perto do Círculo Polar Ártico fazem parte de uma estratégia de testes abrangente que conta com várias zonas climáticas e rotas de teste. O teste é projetado especificamente para avaliar as características únicas dos novos MPVs com forte ênfase na dinâmica do veículo, bem como na ventilação e aquecimento de seu interior espaçoso.
Os veículos de teste passam por um programa intensivo para avaliar seu desempenho em condições extremas, suportando temperaturas tão baixas quanto -22 graus Celsius e em estradas cobertas de neve e gelo. Esses testes desafiadores fornecem insights valiosos que são cruciais para a conclusão bem-sucedida do desenvolvimento e são o próximo grande marco no caminho para reinventar o veículo.
“Nossos futuros MPVs anunciam uma nova era. Para atingir nossas ambiciosas metas de desenvolvimento, estamos aproveitando todas as oportunidades oferecidas pela digitalização. Graças ao nosso Mission Control Center, conseguimos otimizar os dados das viagens em tempo real. Isso nos permitiu encurtar significativamente nosso prazo de testes e fazer um progresso significativo em termos de maturidade do produto de uma forma muito eficiente”, disse Dr. Andreas Zygan, Chefe de Desenvolvimento Mercedes-Benz Vans, Mercedes-Benz AG.
Um objetivo principal dos testes em clima frio é analisar o comportamento do veículo em superfícies escorregadias. Gelo e neve podem reduzir os níveis de aderência em até 90 por cento em comparação ao asfalto seco, afetando muito a aceleração, a frenagem e a manobrabilidade.
Sistemas de suspensão avançados garantem uma experiência de direção impressionante nos novos MPVs, com direção do eixo traseiro melhorando a condução e reduzindo o raio de giro. A nova arquitetura também suporta tração nas quatro rodas 4MATIC, expandindo significativamente a gama de aplicações dos veículos e garantindo que eles atendam aos mais altos padrões, independentemente das condições climáticas. Todos os veículos serão equipados com a versão mais recente do Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS), bem como um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador CA de 22 kW.
O gerenciamento térmico e o conforto interno dentro do veículo são outros pontos focais importantes. Câmaras frias especiais são usadas para resfriar os veículos antes das viagens, garantindo que todos os sistemas funcionem suavemente, mesmo em temperaturas muito baixas. O comportamento de carregamento e o sistema de gerenciamento de carregamento também passam por testes e otimização completos.
A avaliação inicial, na metade do período de testes de várias semanas, indica que os veículos estão se destacando até mesmo nos requisitos de teste mais exigentes em meio a condições de gelo e neve.