O ACORDO SECRETO DA BMW COM A CITROËN PARA O USO DO NOME XM EM UM NOVO SUV

O 50º aniversário da BMW M será celebrado em alto estilo. A divisão esportiva da BMW está pronta para entrar no mundo da eletrificação. E mais, entrará pela porta principal com um novo modelo que oferecerá um grande desempenho, assim como um elevado nível de exclusividade. Trata-se nem mais nem menos do novo BMW XM. Um estandarte que está atualmente em desenvolvimento e que em breve será uma realidade.
Há apenas alguns dias que foi confirmado de maneira oficial que a marca alemã oferecerá um adiantamento deste futuro veículo de produção através de um modelo conceitual, o BMW Concept XM. No entanto, e além do fato de que o futuro XM seja antecipado por um concept car, muita gente pergunta como foi possível a BMW utilizar o nome comercial XM.
Há poucas décadas a Citroën comercializou um modelo chamado XM. Portanto, e em princípio, cabe pensar que as informações de que o novo modelo desenvolvido pela BMW M se chame XM sejam incorretas e que o nome definitivo seja X8. No entanto, o pessoal da Carscoops teve acesso a uma informação que revela os esforços entre bastidores que foram realizados por ambas as empresas para permitir que a BMW utilizasse o nome XM.
Uma fonte interna da Citroën confirmou que as duas marcas chegaram a um acordo: “O uso do nome XM (pela BMW) é o resultado de um diálogo construtivo entre Citroën e BMW, de modo que isso foi cuidadosamente considerado e discutido”.
Foi realizado um acordo de cavalheiros sobre o uso do nome XM. A Citroën atualmente usa a letra X no final do nome de seus SUVs, como é o caso do C5 X. Os franceses também mantiveram o direito de usar nomes com a letra X, como ZX, CX, AX, Xantia, Xsara e XM.
Em qualquer caso, parece bastante complicado que a denominação comercial C5 X entre em conflito com a nomenclatura usada pela linha SUV da BMW, a letra X seguida de um número. Entretanto, e analisando outra hipótese, se optasse por uma solução similar à do BMW iX, o nome comercial seria MX e, neste caso, a BMW teria que negociar com a Mazda.
O que sabemos de concreto do BMW XM é parte do estilo dianteiro mostrado no teaser, que tem como destaque uma grade enorme e iluminada por LED. Os rumores indicam que esse SUV terá o motor V8 biturbo do M5 com ajuste mais agressivo e auxiliado por um sistema híbrido plug-in. A força combinada desse conjunto deverá passar de 750 cv.
O XM da Citroën era o topo de linha da marca entre 1989 e 2000. Sua carroceria era hatchback ou perua e a tração era sempre dianteira. O XM vinha com suspensão hidropneumática para proporcionar o máximo de conforto e estabilidade. O estilo era moderno e ousado, tanto por dentro quanto por fora. O interior era recheado de eletrônica e itens de conforto, além de possuir um espaço interno amplo. Debaixo do capô havia motores 2.0 aspirado ou turbinado, dois V6 diferentes ou motores 4 cilindros diesel.