O AMBICIOSO PLANO DA JAGUAR PARA SER UMA REFERÊNCIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA EM 2025

Chegou a hora de a Jaguar elevar sua aposta na eletrificação ao mais alto nível. A marca britânica tem só um carro elétrico em sua carteira, o Jaguar I-Pace. No entanto, isso mudará em apenas alguns anos. O fabricante está a todo vapor com o objetivo de realizar uma ambiciosa ofensiva de produto. Um roteiro cuja meta final é o ano de 2025.
A Jaguar planeja o desenvolvimento de um total de três novos carros elétricos. Um trio de crossovers esportivos que serão destinados a desempenhar um papel protagonista na linha. Estes novos modelos alcançarão novos níveis em termos de exclusividade, desempenho e tecnologia. A Jaguar pretende situar-se em uma posição para encarar a Bentley. Novas e interessantes informações vindas de terras britânicas permitem jogar um pouco de luz sobre o que está planejando a marca do felino.
Esta nova linha de modelos estará baseada na plataforma Panthera e guardarão uma estreita relação no que diz respeito ao sistema de propulsão. Todos exibirão a etiqueta ‘Made in UK’ e serão determinantes para que a Jaguar se transforme em uma marca de carros elétricos de luxo.
A nova informação que surgiu permite responder a uma pergunta que vinha sobrevoando a empresa. Haverá um Jaguar elétrico de acesso? A verdade é que o modelo que desempenhará o papel de acesso à nova linha Jaguar não poderá ser definido como tal. Terá um tamanho similar ao do Porsche Taycan Sport Turismo e se espera que adote um papel similar ao do Range Rover Sport.
Este novo Jaguar elétrico, cujo nome é uma incógnita, estará disponível em carroceria de três e cinco portas, posicionados na oferta como modelos separados. O preço em sua configuração de acesso rondará as 85.000 libras esterlinas, muito acima das cerca de 70.000 libras esterlinas que parte o atual I-Pace.
Quanto ao sistema de propulsão, a Jaguar estruturará a oferta em motorizações com um e dois motores, de modo que será possível contar com uma configuração de tração total. Além disso, a marca deixou aberta a porta para versões mais exclusivas e de maior desempenho sob o emblema SVR. O modelo de topo terá, previsivelmente, uma distância entre os eixos aumentada. Por suas dimensões, estará focado especialmente em mercados como Estados Unidos e China.
Não está descartado que o primeiro destes novos elétricos planejados pela Jaguar seja antecipado através de um modelo conceitual. Um concept car que assentará as bases sobre a linguagem de design que marcará os futuros lançamentos da marca britânica.
A referida plataforma Panthera será determinante para que a equipe de design da Jaguar materialize estes novos modelos. A arquitetura será compatível com sistemas de carga de 800 volts, motores elétricos de última geração e avançadas funções de condução autônoma.
A Jaguar fará todo o possível para que toda a tecnologia usada nesta nova família de veículos elétricos seja desenvolvida e fabricada no Reino Unido. Determinados informes sugerem que a empresa estabelecerá uma aliança estratégica com a Envision AESC. Um plano que abre a porta para a construção de uma fábrica de baterias em Teesside (Inglaterra).
Finalmente, existe a questão sobre onde serão fabricados estes novos elétricos. Uma das opções que se considera é a de ampliar as instalações de Solihull. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial a respeito. De qualquer forma, a Jaguar tentará por todos os meios que sejam fabricados no Reino Unido.