O APPLE CAR PODERÁ CHEGAR EM 2026 E CUSTAR MENOS DE 100.000 DÓLARES
Há novos rumores sobre o esperado Apple Car. Segundo fontes anônimas obtidas pela Bloomberg, o veículo terá um preço previsto inferior a 100.000 dólares. No entanto, o modelo não chegará antes de 2026, um ano mais tarde do previsto.
O informe também oferece alguns detalhes sobre a tecnologia do carro. Em essência, poderá contar com um sistema avançado de assistência ao condutor capaz de controlá-lo em vias principais.
Sensores LiDAR e diversos radares monitorarão a estrada. Um processador, cujo codinome é Denali, governará os distintos sistemas e, ao que parece, será tão potente quanto quatro dos chips mais avançados da empresa.
É claro, o Apple Car (que aparece nas imagens como uma recreação puramente especulativa) poderá ser conduzido de forma natural se o ocupante ao volante assim o decidir.
Lembrando que o projeto deste carro passou por muitos altos e baixos. Em 2016, supostamente, a empresa cancelou seus planos de fabricar um veículo e decidiu centrar-se no desenvolvimento de tecnologia autônoma. Então voltou a ‘reiniciar’... antes de realocar 200 pessoas do programa para trabalhar em outras divisões.
Nos últimos dois anos, houve vários contatos da Apple com fabricantes de automóveis para que lhe desenvolvessem o carro. As conversações fracassaram com Hyundai e Nissan. Também houve um rumor sobre uma associação com a Toyota. Da mesma forma, LG e Magna figuravam entre os supostos colaboradores.
A Apple se manteve de boca fechada sobre como evoluiu o projeto do seu carro. Em 2021, correu o rumor de que a empresa estava utilizando uma sociedade de responsabilidade limitada para ocultar a compra de um antigo terreno de testes de Chrysler perto de Phoenix (Arizona).
Para ajudar a desenvolver o carro, a Apple contratou recentemente Luigi Taraborrelli, um veterano da Lamborghini com 20 anos de experiência. Taraborrelli era o chefe de chassis e dinâmica de veículos do fabricante italiano, com responsabilidades que incluíam a suspensão, a direção, os freios e os sistemas de assistência à condução dos modelos.
Embora o Apple Car não tenha sido materializado, a empresa seguiu evoluindo seu software telemático CarPlay. A nova geração, que foi apresentada durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple de 2022, poderá funcionar em múltiplas telas, como a de infotainment e o quadro de instrumentos digital, por exemplo.