O CLÁSSICO TOYOTA COROLLA AE86 RECEBE UM MOTOR ELÉTRICO E OUTRO A HIDROGÊNIO
A Toyota quer assegurar aos aficionados mais puristas que os carros clássicos seguirão tendo vida quando a marca alcançar a neutralidade em carbono, por isso, apresentou dois protótipos do clássico Toyota Corolla AE86, um elétrico e outro a hidrogênio.
Ambos os protótipos foram apresentados no Salão de Tokyo e estão baseados em diferentes versões do Toyota Corolla que se tornou tão popular nos anos 80 do século passado. Um está equipado com um powertrain elétrico alimentado por baterias e o segundo utiliza um motor a gasolina reconvertido para funcionar com hidrogênio. Não é, portanto, uma tecnologia de célula de combustível, como o Toyota Mirai.
O Toyota Corolla a hidrogênio, conhecido como AE86 H2 Concept, está baseado na versão Trueno e monta o motor a gasolina de 4 cilindros com 1.6 litros 4A-GE do modelo original, mas modificado para que funcione com hidrogênio, que é armazenado em dois tanques situados na parte traseira, tomados do Mirai.
Por sua vez, o protótipo elétrico, chamado AE86 BEV Concept, se baseia na versão Levin. Neste caso, o motor 4A-GE foi substituído por um elétrico procedente da Toyota Tundra, com 36 kW (49 cv) e 250 Nm, alimentado por um pacote de baterias de 13.6 kWh do Prius PHEV. No entanto, mantém a transmissão manual de 5 velocidades original “para um maior prazer de condução”, segundo a Toyota.
A Toyota afirma que manteve na medida do possível a carroceria, o peso leve e o equilíbrio entre ambos os eixos do AE86, mas não cita uma cifra de peso específica. O AE86 original a gasolina pesava entre 900 e 1.000 kg.
A marca japonesa não confirmou se levará à produção o Toyota Corolla AE86 elétrico e de hidrogênio, embora alguns comentários difundidos pela própria empresa sugiram que estão estudando o assunto.