O EMBLEMÁTICO GMC SYCLONE RENASCE SOBRE UM GMC CANYON GRAÇAS À SVE
Um dos modelos mais emblemáticos da marca americana foi o GMC Syclone de 1991, uma radical versão esportiva baseada no GMC Sonoma, que foi fabricado em uma exclusiva edição limitada durante este ano, embora em 1992 fossem montados 3 exemplares adicionais. Esta pick-up de tamanho médio rivalizava com muitos esportivos da época graças ao seu potente motor de 6 cilindros e a uma configuração de chassi especialmente orientada ao asfalto. Além disso, sua agressiva e esportiva estética protagonizou muitas manchetes na época.
A divisão GMC da General Motors normalmente não conta com muitas versões esportivas deste tipo, nem na época e nem agora, de modo que o Syclone de 1991 é um capítulo muito destacado da história dessa marca e que os poucos exemplares fabricados se tornaram autênticas peças de colecionador.
No caso do modelo que aparece nas imagens, trata-se de um exemplar modificado que se inspira no Syclone clássico, embora esteja baseado no atual GMC Canyon, a pick-up de tamanho médio da GMC que utiliza a mesma plataforma e mecânicas do Chevrolet Colorado. De modo que podemos dizer que o veículo doador é um tipo de sucessor distante do modelo original.
Esta agressiva e esportiva pick-up de tamanho médio é obra dos especialistas da SVE (Specialty Vehicle Engineering), os mesmos que estão por trás dos espetaculares Yenko Camaro e Yenko Corvette modernos, que são fabricados sob licença Yenko.
Foi tomada como base uma versão standard do GMC Canyon, dotada de um motor V6 de 3.6 litros ao qual foi acoplado um enorme compressor, além de haver modificado os sistemas de admissão, refrigeração e de escape, conseguindo elevar sua potência até espetaculares 461 cv. Números notavelmente mais altos que os do Canyon base e do próprio Syclone original, cujo V6 sobrealimentado de 4.3 litros desenvolvia 284 cv e 474 Nm.
Além do aumento de potência, é evidente que o pessoal da SVE retocou a suspensão e acrescentou enormes rodas calçadas com pneus de perfil baixo claramente orientados ao asfalto.
O conjunto se completa com uma decoração totalmente no tom preto com alguns toques de vermelho nas partes baixas e nas rodas. Uma combinação muito parecida à do Syclone original, que contava com um kit de carroceria muito esportivo e um esquema de suspensão muito baixo. Se o modelo clássico contou com uma produção de 2.998 unidades, a versão moderna da SVE será ainda mais exclusiva, já que em princípio serão fabricados somente 100 exemplares.