O ESTRANHO ESPORTIVO USADO DO FILME ‘LARANJA MECÂNICA’ FOI LEILOADO NOS ESTADOS UNIDOS

Todos os carros relacionados com o cinema têm um valor especial para os colecionadores, sobretudo se são peças muito raras ou quase únicas, como neste caso, onde encontramos um modelo tão escasso como desconhecido para o grande público.
Este é um dos poucos exemplares fabricados do M-505 Adams Brothers Probe 16. Um estranho esportivo artesanal que se caracteriza por uma carroceria extremamente afilada e futurista, uma das senhas de identidade dos esportivos artesanais fabricados em fibra de vidro no final da década de 60 e início de 70. Embora este tivesse um uso muito particular, foi o veículo do protagonista do longa-metragem ‘Laranja Mecânica’ de Stanley Kubrick, que estreou em 1971, mas primeiro havia sido a estrela do London Motor Show de 1969, onde ganhou um prêmio de design.
No total só foram fabricados 3 exemplares pela empresa britânica Adams Brothers, dos quais até agora só se conhece o paradeiro de um sobrevivente, o que precisamente protagoniza as imagens e que acaba de ser leiloado em Los Angeles pela Bonhams.
Das três unidades fabricadas, a primeira desapareceu em um incêndio e outra esteve nos Estados Unidos até 1990, momento em que mudou de mãos e regressou ao Reino Unido, mas desde então não se soube mais nada deste exemplar. A terceira unidade é a que podemos ver nas imagens e já pertenceu a vários colecionadores do Canadá nos últimos anos. Dos exemplares, dois foram fabricados com o volante à direita e este é um deles, que também conta com sua mecânica original, um motor de 4 cilindros modificado que entrega cerca de 100 cv.
Esta unidade esteve exposta no Petersen Museum de Los Angeles, como parte da exposição ‘Hollywood Dream Machines - Vehicles of Science, Fiction and Fantasy’, que reuniu alguns dos veículos mais célebres da história do cinema. Alguns destes exemplares fizeram parte do leilão Quail Motorcar Auction, celebrado no museu americano e que substitui o evento que deveria ter acontecido em Monterey este mês. No caso deste raro exemplar, foi leiloado há alguns dias por 184.800 dólares.