O FUTURO COMPACTO DA TESLA É REAL E ELON MUSK JÁ O ESTÁ ANUNCIANDO

A Tesla anunciou recentemente suas intenções de criar um novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento que estará localizado em suas novas instalações de Shanghai, una planta de grande tamanho que será capaz de receber a produção de até 500.000 unidades anuais e que acaba de ser inaugurada na China. Por enquanto não há datas concretas para a abertura deste novo centro de design, mas a Tesla já divulgou algumas ofertas de trabalho relacionadas com estas instalações.
Estes anúncios de trabalho da empresa americana vinham acompanhados de um esboço de modo teaser, o mesmo que aparece na imagem e que mostra um modelo consideravelmente menor que os atuais Tesla Model 3 e Tesla Model Y. Em teoria, este é o primeiro adiantamento do futuro modelo compacto da empresa, um produto cujo desenvolvimento foi confirmado recentemente por Elon Musk, embora ainda não existam muitos detalhes específicos deste projeto, que se estima para daqui a 5 anos.
Elon Musk realizou numerosas declarações nos últimos anos sobre seu futuro e hipotético modelo compacto, um produto situado um degrau abaixo do atual Model 3 e que para Musk será um novo escalão de acesso em muitos mercados e a melhor maneira de baratear a oferta da Tesla. Ao que parece, este projeto está cada dia mais próximo de tornar-se em realidade, embora a marca já conte com um bom número de projetos em desenvolvimento.
Tanto Elon Musk como alguns diretores da Tesla confirmaram nos últimos tempos que a marca está tratando de concentrar-se em seus projetos já apresentados, tanto os que estão em produção como os que ainda estão em desenvolvimento. De modo que não devemos esperar que a empresa invista mais recursos em novos modelos agora, pois sua prioridade é que suas novas fábricas (Shanghai e Berlin) operem a pleno rendimento e lançar os modelos ainda em desenvolvimento, como é o caso dos Tesla Roadster e a pick-up Cybertruck, além do novo caminhão elétrico Semi.
No entanto, além da abertura do novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Shanghai surgiram novas notícias que indicam que a empresa já está planejando uma nova gama de produtos situada na base de sua linha. Este será o novo modelo compacto, e segundo estas mesmas notícias, não se trata de um modelo, mas de duas versões de carroceria ao estilo dos modelos atuais da empresa.
No lugar do hatchback compacto que protagonizou inúmeros rumores nos últimos anos, a Tesla lançará dois modelos totalmente separados, embora com uma mesma base, relacionados em estilo com os atuais Tesla Model 3 e Tesla Model Y, que contam com carrocerias um pouco diferentes, mas que compartilham um mesmo desenvolvimento comum, assim como órgãos mecânicos e uma estrutura de linha muito similar.
Assim, haverá um hatchback compacto, um modelo situado no mesmo segmento do Volkswagen ID.3 e que segundo estes informes será produzido na Europa, e por outro lado, um SUV compacto baseado neste modelo, que será fabricado na China, mas que será comercializado a nível global.
Por enquanto, a única coisa que sabemos com certeza são as intenções da empresa em lançar um novo modelo de acesso e que já estão buscando pessoal para o seu novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Shanghai, o que significa que em alguns anos poderemos ver realmente estes modelos na rua. Há somente alguns meses, a Tesla lançou na China uma iniciativa que incentivava os entusiastas da marca a apresentarem suas propostas de design para um modelo compacto destinado a esse mercado.