O FUTURO SUV ELÉTRICO DA AUDI SERÁ CHAMADO SIMPLESMENTE DE E-TRON
A Audi confirmou que o seu primeiro veículo de produção puramente elétrico se chamará simplesmente ‘e-tron’. Assim como o emblemático Audi Quattro lançado em 1980, o Audi e-tron não utilizará nenhuma outra denominação específica e marcará um antes e um depois em sua linha.
O fabricante de Ingolstadt tem previsto o lançamento de três modelos elétricos puros até o final de 2020 e este será o primeiro deles. Os veículos elétricos possuem necessidades diferentes do que os de combustão tradicional e é por isso que um modelo puramente elétrico proporciona melhores resultados.
O Audi e-tron será baseado no protótipo Audi e-tron Quattro Concept apresentado em Frankfurt 2015, ou seja, trata-se do SUV elétrico de luxo e alto rendimento que era chamado até agora de Audi Q6 e-tron. A este grande SUV elétrico e de aspecto dinâmico seguirão um modelo compacto e um grande sedan, para começar a preencher essa nova frota de modelos elétricos.
Tanto o Audi e-tron como os dois novos elétricos que estão por vir antes do final desta década, seguirão convivendo com as versões e-tron da linha tradicional que já existem. Isso significa que seguiremos encontrando esse singular nome como acontece atualmente com os híbridos plug-in Audi A3 Sportback e-tron, o Audi Q7 e-tron Quattro e o Audi R8 e-tron de mecânica 100% elétrica e que acaba de cancelar sua produção.
A futura oferta da Audi estará repleta de novos modelos com essa denominação: Audi A4 e-tron, A6 e-tron, A7 e-tron, A8 e-tron. Assim revelou Rupert Stadler, CEO da marca, aos britânicos da Autocar. Nesses casos ainda não está claro se serão unicamente modelos híbridos plug-in ou haverá algum outro modelo elétrico entre eles.
Lembrando que o impactante Audi e-tron Quattro Concept é um SUV de aspecto bem dinâmico e que debaixo de sua carroceria esconde um grupo de motores elétricos de alto rendimento, dois no eixo traseiro e um no dianteiro, que produzem mais de 500 cv de potência e 800 Nm de torque máximo. Suas baterias de íons de lítio lhe proporcionam mais de 500 km de autonomia com uma só carga e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A suspensão pneumática adaptativa, rodas traseiras direcionais e sua tecnologia OLED completam a lista das características de maior destaque deste protótipo.