O FUTURO TESLA COMPACTO CHINÊS ESTÁ MAIS PRÓXIMO QUE O ESPERADO

Como todos os futuros modelos da Tesla, os esperados compactos da marca americana foram objeto de inúmeros rumores nos últimos anos. Na maioria das ocasiões procedentes precisamente das declarações de responsáveis da empresa, habitualmente Elon Musk.
Nesta ocasião surge um informe que não procede da empresa, mas de uma publicação chinesa e que se baseia em recentes movimentos da Tesla na China. Segundo este site, a Tesla já iniciou os estudos de sustentabilidade prévios ao desenvolvimento e lançamento de seu novo modelo compacto, acrescentando também que este projeto já está avançado e que os primeiros protótipos poderão estar rodando nas ruas até o final deste ano.
Este informe descreve um cenário bastante distinto daquele que é comentado nos últimos anos, pois embora as intenções da marca estivessem claras com relação ao segmento compacto, até o momento não haviam tido indícios claros e evidentes do desenvolvimento de nenhum destes modelos.
A Tesla quer uma nova linha abaixo dos Tesla Model 3 e Tesla Model Y. Isso foi confirmado por seus responsáveis em inúmeras ocasiões, e a última coisa que sabemos é que a marca pretende que este novo escalão de seu catálogo seja composto por dois modelos, que serão desenvolvidos expressamente para os mercados chinês e europeu, onde precisamente serão fabricados. Espera-se que a nova fábrica de Berlin, ainda em construção, seja o lar de um futuro compacto do tipo hatchback, um rival para modelos do porte dos novos Volkswagen ID.3 e Citroën ë-C4, enquanto que na China será desenvolvido e fabricado um modelo do tipo crossover do mesmo tamanho, mas ambos os modelos estarão disponíveis nos dois mercados.
Se for verdadeiro este informe procedente da China, estamos muito mais próximos do que esperávamos do lançamento do modelo que será fabricado em Shanghai, que como já comentamos antes, teoricamente se trata de um crossover compacto ou C-SUV. Em qualquer caso, com os primeiros testes fechados em 2021, podemos esperar que chegue aos concessionários no final de 2022 ou início de 2023.