O ICÔNICO JAGUAR E-TYPE CONVERTIDO EM UM CARRO 100% ELÉTRICO

No Reino Unido, mais precisamente em Oxford, existe uma empresa chamada Electrogenic, que é especializada na conversão elétrica de automóveis clássicos, como o Jaguar E-Type, seu mais recente projeto. Desta forma, o icônico veículo britânico deixa para trás seu motor de 6 cilindros em linha e o tanque de gasolina para dar as boas-vindas a um sistema de propulsão eficiente que lhe permitirá rodar pelas ruas da cidade livre de emissões.
Disponível em três especificações, Tourer, Sprint e Grand Tourer, o E-Type não apresenta modificações externas, já que a empresa não alterou sua carroceria na hora de encaixar os novos componentes, que foram projetados para adaptar-se aos suportes originais do motor. Isso significa que a conversão é completamente reversível.
Em relação ao interior, o painel é idêntico ao de qualquer unidade a combustão e a única diferença encontramos nos medidores que foram atualizados para adaptar-se à nova natureza elétrica do automóvel. Por exemplo, o indicador de combustível agora mostra o nível de carga restante da bateria.
Os dois primeiros níveis de entrada introduzem uma bateria de 40 kWh de capacidade e um motor elétrico que vai associado à mesma transmissão manual do E-Type original, assim como seus respectivos eixos de transmissão. Com isso se consegue uma autonomia de 245 quilômetros, uma cifra que muitos considerarão baixa, de modo que poderão optar pelo terceiro nível disponível. Este introduz uma transmissão automática de uma única relação, uma bateria de 66 kWh, além de um motor elétrico de 402 cv de potência - 600 Nm de torque máximo - e um sistema de carga rápida.
Obviamente, com a bateria de maior capacidade se aumenta a faixa de uso, que passa a ser de até 400 quilômetros. A Electrogenic deixa claro que a conversão dos modelos Tourer e Sprint têm um peso em ordem de marcha quase idêntico ao do E-Type a gasolina, o que significa que ambos se comportarão tão bem como o original. No entanto, a empresa diz que os proprietários devem atualizar a suspensão e os freios do automóvel para aproveitar ao máximo as mudanças introduzidas.
“Assim como com todos os clássicos que convertemos para funcionar com energia elétrica, o E-Type apresenta seus próprios desafios únicos, e o principal é o peso das expectativas. A reputação do E-Type é bem conhecida na indústria e estar à altura nunca será fácil, mas este é um automóvel maravilhosamente atrativo para se conduzir. Nossa primeira conversão estará no estande do London Classic Car Show e estamos ansiosos para mostrá-la ao mundo”, comenta Ian Newstead, diretor e co-fundador da Electrogenic.