O ICÔNICO RENAULT 17 TRANSFORMA-SE EM UM ELEGANTE RESTOMOD PELAS MÃOS DE ORA-ÏTO
Desde 2021, a Renault apresenta uma série de projetos criativos únicos, que lançam um novo olhar sobre o seu excepcional patrimônio e sobre os modelos emblemáticos que fazem hoje parte da cultura popular. Estes projetos testemunham a capacidade da marca de fundir patrimônio, design e inovação, criando ao mesmo tempo um espaço de expressão único para os designers contemporâneos. A Renault recorre agora ao talento criativo de Ora-ïto, um dos designers mais vanguardistas da sua geração, para reinventar a estética do Renault 17, criando uma versão arrojada e moderna deste automóvel histórico.
“Revisitar um veículo icônico como o Renault 17 foi um desafio particularmente excitante. Trabalhando com a Renault, pude articular a minha visão artística para criar uma escultura à minha imagem”, disse Ora-ïto, Designer.
“O R17 restomod, reinterpretado por Ora-ïto, alinha-se perfeitamente com a nossa abordagem de unir patrimônio e inovação. O R17 fez parte da cultura pop, um ícone dos anos 70 com o seu design vanguardista e a sua personalidade arrojada. Este projeto celebra o design icônico original da Renault, dando-lhe um toque contemporâneo com novas características para criar uma experiência que transcende as gerações. Na Renault, temos orgulho em colaborar com designers talentosos e arrojados como Ora-ïto, para reinventar os nossos modelos icônicos, mantendo-nos fiéis ao espírito da marca”, disse Arnaud Belloni, Diretor de Marca e Vice-Presidente da Renault.
Renault 17: um coupé esportivo de design vanguardista
Lançado em 1971, o Renault 17 é a expressão do idealismo dos anos 70. Coupé esportivo de linhas simples, disponível em versão coupé de 4 lugares ou conversível, reflete perfeitamente o espírito da época, pelo seu aspecto e desempenho. Com tração dianteira e motor longitudinal, posteriormente equipado com injeção de combustível, e com um conjunto de dispositivos de segurança ativa e passiva, o Renault 17 é ao mesmo tempo um modelo de alta tecnologia e elegante, com as suas linhas angulosas e um interior pensado para clientes exigentes. Mais de 92.000 unidades foram produzidas entre 1971 e 1979.
Ora-ïto: design contemporâneo com simplicidade
O R17 restomod elétrico by Ora-ïto é um modelo único e não o precursor de um futuro veículo de produção. Concebido como um restomod por Ora-ïto, foi desenvolvido em colaboração com a equipe de Design da Renault.
“Com Sandeep (Bhambra) e Gilles (Vidal), trabalhamos sobre um tema retro futurista, quase cinematográfico. Quis revestir o Renault 17 de uma segunda pele, mostrando o design e dando-lhe um aspecto mais contemporâneo em termos de fluidez, dinâmica e racionalidade, através da minha própria abordagem ao design e da minha própria assinatura: a ‘simplexidade’. Quis simplificar os aspectos mais complexos”, explicou Ora-ïto.
Figura de proa do design contemporâneo, o francês Ora-ïto é uma criança dos anos 1970. Revelado pelas suas criações vanguardistas e abordagem arrojada, Ora-ïto fez o seu nome pirateando marcas líderes com os seus produtos digitais. Acreditando firmemente na ‘simplexidade’, uma mistura de simplicidade e complexidade, é um fenômeno da cultura pop por direito próprio, participando em colaborações de prestígio e recebendo prêmios em todo o mundo. O R17 restomod elétrico by Ora-ïto é o seu primeiro projeto conjunto com a Renault.
Ao mesmo tempo que reflete a história e a integridade do Renault 17, o carro de exposição é também um restomod, combinando o charme clássico do original com as tecnologias e materiais atuais. Esta abordagem revolucionária abre sinergias entre o passado e o presente, criando uma experiência moderna sem perder de vista o espírito do Renault 17.
Uma versão retro futurista, elegante e cheia de estilo do R17
Coupé de duas portas com tampa traseira, o Renault 17 apresentava um design esportivo acentuado por quatro faróis redondos, portas sem moldura, carroceria sem pilar central, vidros laterais traseiros de abertura total e vidros do segundo quarto com persianas.
Baseado na estrutura monocasco do original, o R17 restomod elétrico by Ora-ïto tem o mesmo habitáculo, portas, janelas, vidros, vedações e parte inferior da carroceria.
A carroceria é 17 cm mais larga para uma melhor aderência à estrada. O design das asas e das rodas confere-lhe um aspecto simultaneamente espetacular e elegante.
O restomod elétrico R17 by Ora-ïto é um veículo muito moderno. Os faróis têm a forma de quatro módulos retangulares com cantos arredondados, enquanto as lanternas traseiras formam uma única faixa. Na traseira, o veículo dispõe de um grupo motopropulsor totalmente elétrico de 270 cv.
O chassi em fibra de carbono, com as linhas planas, mantém o peso reduzido a apenas 1.4 toneladas. A cor da carroceria, Castanho Galático, é uma tonalidade original desenvolvida especialmente para o showcar.
O R17 apresentava todas as características interiores de um verdadeiro tourer, com a sua posição de condução específica, bancos confortáveis, uma gama completa de equipamentos e acabamentos meticulosos.
A versão restomod mantém os padrões de conforto originais, ao mesmo tempo que introduz algumas alterações no painel de instrumentos e no console central. Os bancos foram redesenhados em torno da estrutura original em ‘pétala’, com novos estofamentos inspirados no mundo do design de interiores: um cetim de penas em lã Merino fina para o tecido castanho e um bouclé de lã leve e delicado, simultaneamente longo e espesso, para o tecido bege.
Veículo contemporâneo, o R17 restomod elétrico by Ora-ïto apresenta uma tela central com o ambiente gráfico atual da Renault e quatro pequenas telas geométricas atrás do volante, inspiradas nos mostradores do modelo original.
“Mantivemos os elementos de design mais característicos do Renault 17, começando pela frente. O meu objetivo era acrescentar estilo e fluidez, mas sem alterar o caráter do R17. Ainda se pode ver o Renault 17 original e o seu aspecto de coupé esportivo. Quis acrescentar os meus próprios códigos de design, acentuando algumas das características com um toque futurista para lhes dar um aspecto mais atemporal. Foi o que fiz com as rodas, por exemplo. A minha assinatura também é visível no interior do automóvel. Teletransportamos o Renault 17 para o futuro, introduzindo algumas alterações sutis que lhe conferem um aspecto totalmente novo. A nossa frase-chave foi: ‘um detalhe não é um detalhe’. Há uma certa ambivalência no fato de não se pretender que seja tomada inteiramente pelo seu valor facial. Procuramos também dar um toque de leveza. A Renault tem uma identidade forte e isso me agrada. Reconhece-se um Renault quando se vê um, e este restomod não é exceção à regra”, disse Ora-ïto.
“Criar uma nova versão artística do R17 abriu um enorme campo de exploração, dando-nos a oportunidade de criar algo inesperado e memorável. O diálogo criativo entre Ora-ïto e a nossa equipe de Design mantém as linhas da carroceria e o espírito do R17 original, dando-lhe um aspecto minimalista e ultra contemporâneo. No interior do automóvel, as principais características do R17 recebem um novo toque através da visão criativa de Ora-ïto. O estilo das linhas e formas geométricas transporta os passageiros para o mundo confortável do design de interiores e do mobiliário”, explicou Sandeep Bhambra, Diretor de Design Concept Cars Renault.
O R17 restomod elétrico by Ora-ïto está em exposição na Maison5 (Paris) até 11 de setembro. Este protótipo único será depois apresentado no concurso Chantilly Arts & Elegant Richard Mille, de 12 a 15 de setembro, antes de ser exposto no stand da Renault no Salão de Paris, de 14 a 20 de outubro.