O JAGUAR XJ13 RENASCE SOB A FORMA DO ECURIE LM69

A Ecurie Cars, uma pequena empresa britânica, apresentou o novo Ecurie LM69, um tipo de réplica do Jaguar XJ13, uma peça única da década de 60 que passa a ser o modelo mais valioso da empresa de Coventry, apesar de ser um projeto de competição falido.
O Jaguar XJ13 é um dos modelos mais destacados e valiosos da história da marca britânica, embora tivesse sido um simples projeto de competição fracassado. O único protótipo fabricado na ocasião sofreu um grande acidente no início dos anos 70, mas por sorte os restos do veículo foram recuperados e armazenados, e anos mais tarde o modelo pôde ser restaurado à sua condição original.
O pequeno fabricante Ecurie Cars acaba de apresentar o novo Ecurie LM69, um esportivo de edição limitada construído a partir do zero como uma homenagem ao clássico da Jaguar. Mas no lugar de ser uma simples réplica do XJ13, o novo LM69 é uma espécie de evolução do modelo original. Segundo a descrição da marca, seu projeto se baseia na suposta continuação do projeto original, como se a Jaguar tivesse podido competir com o modelo no final da década de 60. O que originalmente não pôde acontecer, já que nesse momento houve uma mudança na regulamentação que limitava a cilindrada dos motores e que impediu sua inscrição.
Assim, o Ecurie LM69 se apresenta como uma versão coupe fechada no lugar de contar com o formato de dois lugares aberto do XJ13 original. Outras novidades são um capô dianteiro mais limpo, sem o característico painel de tela que monta o modelo clássico, além do novo e enorme aerofólio traseiro. De modo que à primeira vista não se trata de uma réplica a mais, mas um modelo totalmente novo que parece ser um derivado do clássico da Jaguar.
Como o XJ13, que foi o primeiro Jaguar que usou um motor de 12 cilindros, o novo modelo conta com um V12 aspirado de 5.3 litros e duplo comando de válvulas no cabeçote. A empresa não quis revelar o resto das especificações nem os números de rendimento do motor, mas podemos esperar uma potência superior aos cerca de 500 cv do XJ13 original.
O novo Ecurie LM69 será apresentado oficialmente no próximo mês de setembro, em um evento em Londres. Nesse momento serão revelados o resto das especificações e o preço desta edição limitada, que contará com uma produção de somente 25 unidades.