O MAIOR ROLLS-ROYCE HÍBRIDO É ESTE GIGANTESCO CAMINHÃO

Os grandes fabricantes já têm claro que são obrigados a oferecer carros muito mais sustentáveis, especialmente em termos de emissões, um aspecto essencial especialmente nos veículos de passeio mais populares que se movem no dia a dia das cidades de todo o mundo.
No entanto, como sempre, também existem outros tipos de veículos, menos numerosos, mas muito mais poluentes, mas que também podem melhorar sua tecnologia para ser muito mais ‘ecológicos’ e entre eles destacam-se os colossais caminhões mineradores.
E neste tipo de veículos a Rolls-Royce também tem algo a dizer, uma vez que a marca britânica, famosa por seus carros de luxo, mas que também trabalha em muitos outros mercados dentro do segmento automotivo, mostrou um promissor conceito de caminhão minerador híbrido com interessantes detalhes que permitem manter intacto seu desempenho, mas reduzindo consideravelmente o nível de emissões destes gigantes.
O mais interessante e relevante é sem dúvidas o seu powertrain hibrido, que altera seu gigantesco motor térmico por um diesel um pouco mais compacto acompanhado de baterias que poderão ir sendo recarregadas com as frenagens ou simplesmente nas baixadas e assim contar com a energia suficiente para subir as rampas depois ou pelo menos para reduzir consideravelmente o esforço do motor térmico, inclusive estando o caminhão totalmente carregado.
Por enquanto este protótipo já foi testado com um motor 2000 de 1.163 KW e 16 V acompanhado do sistema de bateria Energy Pack que permitiu conseguir uma redução de emissões de CO2 de até 30%, e tudo isso mantendo os níveis de rendimento prévios.
Esta nova tecnologia híbrida para caminhões da Rolls-Royce será apresentada, junto com outras soluções dentro do mundo automotivo, como motores de hidrogênio e célula de combustível, foram apresentados no MINExpo 2021 na semana passada em Las Vegas, embora a marca britânica já tenha anunciado que produzirá este caminhão híbrido associando-se com outras empresas do setor.