O MASERATI QUE FANGIO VENCEU O GP DE PORTUGAL ESTÁ À VENDA
O Maserati 300 S de Juan Manuel Fangio, um dos carros mais belos e potentes já construídos na história da categoria Sport, está à venda através da casa de leilões Fiskens Cars, uma empresa que se dedica a comercializar modelos históricos e que recentemente vendeu o McLaren MP4/1B-6 com o qual Niki Lauda correu na temporada 1982 da Fórmula 1.
Este modelo da Maserati foi utilizado por Fangio em 1957 e tornou-se vencedor do Grande Prêmio de Portugal, cujo circuito era complicado devido às suas curvas constantes e sua extensão de 5.450 metros.
Em um primeiro momento, Juan Manuel Fangio não havia decidido se participaria dessa corrida, mas faltando poucos dias mudou de ideia e dessa maneira registrou sua única participação em terras lusitanas da melhor forma: ganhou a corrida com 16 segundos de vantagem do segundo colocado, Masten Gregory.
Completou o pódio o argentino Carlos Menditeguy, que finalizou duas voltas atrás de Fangio, que neste ano também venceria em um circuito sul-americano com um 300 S, neste caso no GP do Brasil.
“Foi minha primeira vez neste circuito de Portugal, onde os Ferrari rodavam rápido desde o início. Mas corri escolhendo meu ritmo até ultrapassar Masten Gregory. Quando me indicaram que estava 40 segundos à frente, dei um respiro ao motor do 300 S”, dizia Fangio na época.
“Depois me avisaram que Gregory estava indo rápido, conseguindo inclusive o recorde de volta, mas a diferença acumulada permitiu que eu controlasse a corrida até o final”, conclui o piloto argentino.
Este Maserati 300 S que correu em 1957 foi desenvolvido pelo engenheiro Vittorio Bellentani, que combinou no carro componentes do modelo Sport anterior da marca italiana, o A6GCS de 2.0 litros, e do famoso 250 F com o qual Fangio correu na Fórmula 1.
O resultado foi um carro esportivo muito potente de 3.0 litros, motor de 6 cilindros em linha e uma potência de 245 cv, com transmissão de 4 velocidades. Foram fabricadas somente 26 unidades e esta foi produzida em 1956. O motor levou a numeração de série 3058 e o chassi 3069.
Depois de ser conduzido por Fangio, este carro foi passando por mãos de diferentes proprietários, que o fizeram competir em Nürburbring, Spa-Francorchamps, o Ferrari/Maserati Historic Challenge e a tradicional Mille Miglia.
“Este modelo oferece a oportunidade de se adquirir não apenas um requintado carro esportivo de corridas da Maserati, que foi escolhido para os melhores eventos, mas também um testemunho do incomparável herói argentino Fangio”, diz o anúncio de venda publicado pela Fiskens.