O MODELO URBANO ELÉTRICO DA CUPRA SE CHAMARÁ RAVAL
A novidade da CUPRA no Salão de Barcelona 2023 não foi um carro, mas um nome. A marca espanhola revelou que o seu futuro urbano elétrico, com 4.03 metros de comprimento, será denominado Raval.
Como sabemos, este carro toma como base o protótipo UrbanRebel, e foi anunciado que será fabricado em Martorell a partir de 2025. Em resumo, poderíamos considerar este veículo como a alternativa esportiva ao Volkswagen ID.2.
A CUPRA define seu novo carro como ‘rebelde’, portanto, esperamos uma regulagem mais firme e um design verdadeiramente passional. Tudo, sob a base da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, é claro.
Wayne Griffiths, CEO da SEAT e CUPRA, explica porque escolheram o nome do popular bairro de Barcelona: “O Raval é uma das partes mais surpreendentes de Barcelona e queremos exportar sua essência e seguir inspirando o mundo a partir da cidade catalã”.
Para fabricar este e outros veículos, o centro de produção de Martorell receberá uma injeção de 3 bilhões de euros para sua transformação de combustão para eletrificação e produzir automóveis elétricos a partir de 2025 baseados na plataforma MEB Small do Grupo Volkswagen.
Voltando ao CUPRA Raval, ainda não há detalhes técnicos definidos, como é lógico. O protótipo UrbanRebel oferecia cifras talvez um pouco elevadas para um veículo de produção, como uma potência de 226 cv e uma aceleração de 0 a 100 em 6.9 segundos. Registros baseados nos do seu ‘primo’, o Volkswagen ID. 2all Concept, com tração dianteira.
Como costuma acontecer com estes carros com plataformas específicas, a distância entre os eixos será muito ampla, gerando um espaço interior digno de um compacto a combustão mais longo que o Raval. Igualmente, a posição da bateria no solo ajuda a baixar o centro de gravidade e otimizar o dinamismo do veículo.
Quanto aos preços, a Volkswagen prometeu que o ID.2 de produção custará menos de 25.000 euros. O CUPRA Raval deverá também custar perto disso.