O NOVO AUDI RS 3: UMA EXPERIÊNCIA PARA OS SENTIDOS
A Audi Sport intensificou a experiência ao volante do RS 3. Agora, o modelo topo de linha da família A3, que representa o máximo em desempenho, está ainda mais esportivo. Isso é percebido imediatamente: as linhas marcantes da parte frontal, as rodas de desenho esportivo e os bancos RS realçam visualmente o dinamismo, acentuado acusticamente pelo rugido do motor de 5 cilindros com sua sequência característica de ignição. O motor 2.5 TFSI, combinado com a configuração otimizada do chassi e os novos pneus, permite que o RS 3 ofereça um comportamento dinâmico ainda mais ágil, como confirma o novo recorde de volta no circuito de Nürburgring-Nordschleife. Os condutores percebem a melhoria na dinâmica de condução e os materiais de alta qualidade, que refletem padrões superiores e tornam o novo RS 3 uma verdadeira experiência para os sentidos.
VISÃO: Design esportivo que evoca o desempenho
Após sua atualização, o Audi RS 3 tem uma aparência significativamente mais esportiva. A característica dominante do poderoso design frontal é o Singleframe hexagonal com uma moldura chamativa. Mais plano e consideravelmente mais largo, acentua o dinamismo do modelo com sua volumosa grade com padrão de losangos. O mesmo ocorre com as duas entradas de ar laterais destacadas por lâminas negras verticais e as três aberturas situadas sobre o splitter frontal, que agora abrange toda a largura do veículo e permite que o RS 3 fique ainda mais baixo, lembrando o Audi Sport quattro S1 Pikes Peak de 1987. Com luzes diurnas redesenhadas, os grupos ópticos também acentuam o desempenho do carro. A assinatura digital, que mostra uma bandeira quadriculada, é composta por 24 elementos. Além disso, em combinação com os faróis matrix LED, pela primeira vez no RS 3, os condutores podem escolher entre três designs adicionais de luzes diurnas através da tela táctil do MMI.
A traseira do modelo esportivo compacto também inclui referências à competição, com uma presença muito mais acentuada. Os refletores laterais verticais continuam o design das entradas de ar da parte dianteira. O grande difusor funcional específico incorpora um refletor vermelho no centro e, em seus lados, as duas ponteiras ovaladas do sistema de escape RS, que parecem ainda maiores com suas molduras pretas. Assim como os faróis dianteiros, as lanternas traseiras também têm um novo grafismo: setas que se iluminam dinamicamente de dentro para fora com a função ‘coming home/ leaving home’ evidenciam seu design progressivo.
A carroceria expressiva é acentuada pelas cores exteriores específicas RS, Verde Kyalami e Cinza Kemora, as novas pinturas metálicas Azul Ascari e Vermelho Progressivo e, pela primeira vez, o Cinza Daytona em acabamento fosco. O Singleframe e o difusor têm acabamento preto, que pode ser brilhante ou fosco. O RS 3 vem de série com rodas de liga leve de 19 polegadas em preto fosco com um design de 5 raios em Y. Opcionalmente, as rodas estão disponíveis em um desenho inspirado no automobilismo esportivo, algo já conhecido através da edição RS 3 performance, com dez raios cruzados e acabadas em cinza escuro fosco ou em preto metálico brilhante em acabamento bicolor. Os pacotes de carbono e preto brilhante que adornam as entradas de ar dianteiras, as saias laterais e a lâmina sobre o difusor oferecem ainda mais individualidade e são complementados com as carcaças dos retrovisores externos na cor da carroceria, preto ou carbono.
Interior escuro com volante achatado na parte superior e inferior e bancos RS tipo bucket
O interior, dominado por tons escuros, também é orientado para o desempenho, com o novo volante, os bancos esportivos RS tipo bucket, as inserções em carbono e as telas específicas. Com um design plano na parte superior e inferior, o volante tem uma aparência claramente mais esportiva. Seja com o acabamento de série revestido em couro perfurado ou com a microfibra Dinamica opcional e um marcador posicionado às 12 horas, o aro se adapta corretamente às mãos ao dirigir o RS 3 em estradas sinuosas. Por sua vez, os bancos RS tipo bucket opcionais oferecem um suporte superior. O painel central dos bancos, com pespontos RS em forma de colmeia, é fabricado com microfibra Dinamica, que é combinada com couro Nappa Perla nos reforços laterais. Sob o apoio de cabeça, uma inserção cônica preta apresenta uma grande insígnia RS e, assim como a parte traseira do encosto do banco em carbono fosco, acentua a esportividade do RS 3.
Novos elementos de iluminação, pintura com efeito e fibra de carbono
A iluminação ambiente e de contorno - de série - realça as novas características de design, como a zona do porta-objetos localizada à frente da alavanca de câmbio com formas mais planas, o console central com porta-copos e as portas. Uma característica marcante é a chamada iluminação planar, na qual uma fonte de luz no painel da porta retroilumina centenas de losangos de diferentes tamanhos gravados a laser, que se iluminam dinamicamente ao bloquear e desbloquear o veículo, sublinhando o design esportivo e evocador. As maçanetas das portas, as saídas de ar, a moldura do volante e as aletas de troca de marcha são acabados com uma pintura efeito antracite que brilha conforme as condições de luz. Além da versão padrão de duas peças em cinza paládio com inserções em carbono, como acessórios decorativos também encontramos uma moldura específica RS de uma peça em carbono fosco e uma nova variante em preto Dinamica. O material de microfibra está disponível sob encomenda para os apoios de braço das portas e o apoio de braço central.
Os pacotes de design em vermelho ou verde adicionam toques de cor aos cintos de segurança, a área dos ombros dos bancos e as saídas de ar. Além disso, as costuras de contraste dos bancos, o apoio de braço central, os apoios de braço das portas, o volante e o marcador das 12 horas são realizados na cor respectiva. O mesmo acontece com os tapetes em veludo preto, que também são adornados com o logotipo RS.
Telas RS focadas em altas performances
O Audi virtual cockpit plus de 31.2 cm (12.3 polegadas) com modos de visualização Sport, Performance e Runway faz parte do equipamento de série. No modo Runway, as indicações do conta-giros são visualizadas em uma escala regressiva, com as rotações mais altas em primeiro plano. A essas funções se junta agora o novo conta-giros, que mostra de forma destacada o regime de giro do motor no centro do painel de instrumentos. Além disso, há indicadores de potência, torque, forças G, aceleração e tempos por volta. No modo de transmissão manual, o indicador de troca de marcha específico RS altera a visualização das rotações do motor de verde para amarelo e vermelho, no estilo dos veículos de competição, sinalizando assim o momento ideal para trocar de marcha. Além disso, as faixas de temperatura do líquido refrigerante, o torque splitter, os freios, o óleo do motor e o óleo da transmissão são exibidos em cores na tela táctil de 25.6 cm (10.1 polegadas) localizada no painel. Opcionalmente, também é possível visualizar a pressão dos pneus. Além disso, o RS 3 agora possui uma loja online com vários aplicativos que podem ser usados diretamente na tela do veículo. Os conteúdos selecionados são instalados no sistema de infotainment do RS 3 sem a necessidade de utilizar um smartphone.
AUDIÇÃO: Motor de 5 cilindros, som distintivo
O Audi RS 3 é movido pelo lendário motor 2.5 TFSI da Audi Sport, com 400 cv e um torque máximo de 500 Nm, que permite ao compacto esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h. Vários sucessos em competição tornam o premiado 5 cilindros um dos propulsores mais emocionantes da Audi. Por isso, não é surpreendente que dirigir o RS 3 seja uma experiência incomparável. Em particular, isso se deve ao seu som único, que se baseia na característica sequência de ignição 1-2-4-5-3, alternando os cilindros adjacentes e os mais distantes entre si. Isso proporciona uma experiência acústica inigualável, orquestrada pelo sistema de escape duplo RS com borboletas de controle variável.
Ao pressionar o botão vermelho de partida, o som forte e contundente do motor é perceptível, mais volumoso e ainda mais distintivo nos modos de condução Dynamic, RS Performance e RS Torque Rear do Audi Drive Select. Além disso, o controle das borboletas de escape foi otimizado na faixa entre 2.200 e 3.500 rpm. Desta forma, o motor de 5 cilindros gera um som consistente e com mais corpo, independentemente do programa de condução selecionado. A Audi Sport melhora assim a experiência de condução no modelo superior da família A3, especialmente em combinação com o sistema de escape RS Sport opcional.
TATO: Dinâmica de condução melhorada graças a uma passagem por curva otimizada
Para confirmar que o RS 3 é rápido em retas, basta olhar seus números de aceleração, que continuam superando os de seus principais concorrentes. O comportamento em curvas, por outro lado, é difícil de expressar em números, e aqui a sensação de condução é muito mais importante. Uma nova referência é o recorde de volta no circuito de Nürburgring-Nordschleife obtido por Frank Stippler. O piloto de corridas e desenvolvimento da Audi Sport marcou um tempo de 7:33.123 minutos, quebrando o recorde anterior na categoria em mais de cinco segundos, tornando o RS 3 o carro compacto mais rápido no circuito de 20.832 metros de Eifel.
A base da impressionante dinâmica de condução é a interação do torque splitter com distribuição de torque totalmente variável entre as rodas traseiras, o controle eletrônico de estabilidade, o controle de torque seletivo por roda (vetorização do torque de frenagem) e os amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS. Esses componentes são relevantes para a dinâmica lateral e estão conectados em rede através do controlador modular da dinâmica de condução, responsável pela sincronização dos dados. Graças a um algoritmo aprimorado, o RS 3 reage de forma ainda mais precisa às respectivas situações de condução. Dependendo do modo escolhido no Audi Drive Select, o condutor pode tornar o carro mais ágil e controlável. Além disso, quando o coeficiente de atrito é baixo, a interação desses sistemas garante uma maior estabilidade.
Maior velocidade em curvas
O RS 3 oferece agora um melhor comportamento dinâmico: evita o subesterço na entrada da curva e gira com maior agilidade graças ao ajuste do chassi, incluindo a vetorização do torque de frenagem. Graças às intervenções nos freios das rodas internas, o compacto esportivo segue o raio da curva com mais precisão do que antes, tanto em situações de carga parcial quanto em sobresterço, e pode se posicionar melhor e antes para sair da curva desde o vértice. Em outras palavras: o condutor pode acelerar antes e dirigir o RS 3 através da curva a uma velocidade maior. O aumento da dinâmica lateral é especialmente impressionante no circuito, quando se dirige de forma esportiva com o ESC desativado.
Sobreviragem evoluída
O novo algoritmo de controle também estabelece uma evolução na forma como o RS 3 sobrevira. No modelo anterior, o sobresterço era gerado principalmente ao aumentar a exigência de carga, ou seja, pressionando o acelerador. Agora, o sobresterço é mais fácil de iniciar no novo RS 3 através do ângulo de direção, permitindo ao condutor obter mais rapidamente o mesmo ângulo de derrapagem.
Acesso rápido a partir do volante
O modo Performance, especialmente projetado para o circuito, pode ser ativado pressionando o botão satélite à esquerda do volante. Este interruptor, com o ícone da bandeira quadriculada, é novo, assim como o botão vermelho RS localizado no lado direito do volante, que oferece um acesso rápido ao modo RS Individual.
Novos pneus de série com mais aderência
Um novo pneu de série com classificação C proporciona um maior conforto no dia a dia com uma aderência lateral melhorada. Desenvolvido especialmente para o RS 3, oferece uma excelente aderência tanto em superfícies secas quanto molhadas e um manuseio preciso em toda a gama de velocidades. Os pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R ainda estão disponíveis como opcional.
OLFATO: O aroma inconfundível da excelência
O RS 3 atende aos padrões premium não apenas no que diz respeito às suas qualidades visuais e táteis: uma das experiências mais sutis é o aroma que o usuário percebe quando abre as portas do seu novo Audi pela primeira vez. Uma qualidade que não pode ser vista, mas que acompanha constantemente.
Para que a experiência de condução no esportivo compacto se torne uma vivência para todos os sentidos, a Audi também tem padrões excepcionais. O aroma no interior compreende odores naturais provenientes de materiais de alta qualidade, como o couro e o agradável cheiro inerente de polímeros selecionados.
Os bancos esportivos RS de couro Nappa Fina ou os novos bancos RS tipo bucket com alto teor de couro Nappa Nacarado, assim como o volante de couro de série, difundem um cheiro de natureza e autenticidade no RS 3. Para isso, devem ser aplicadas diversas medidas de qualidade no processo de fabricação, desde a seleção do couro até o acabamento, passando pelos elementos utilizados no curtimento. Todos os componentes do interior - cerca de 200 por veículo - são analisados e avaliados quimicamente, para isso são aquecidos em uma câmara especial e depois o ar é analisado em um processo que dura de duas a três horas por componente. Uma vez concluídos os testes de todos os elementos individuais, é verificada a interação dos diferentes materiais no próprio veículo. Afinal, é aqui que todos eles se encontram, onde devem proporcionar um aroma agradável quando combinados, independentemente das condições climáticas. Para isso, os aquecedores instalados no exterior, por exemplo, simulam as temperaturas dos dias quentes de verão. Os odores resultantes são avaliados por uma equipe de cinco químicos quanto ao seu tipo e intensidade, garantindo que o característico cheiro de carro novo de um Audi satisfaça os altos padrões de seus clientes.
PALADAR: Uma receita de sucesso há mais de uma década
A Audi Sport dota o RS 3 com muitos ingredientes para ser totalmente apreciado, como o motor turbo de 5 cilindros, o torque splitter, os novos pneus de série e os semi-slicks. Como sabem todos os bons chefs, primeiro comemos com os olhos. O RS 3 conta com rodas de desenho inspirado no esporte a motor, pacote de carbono e pacote preto, bancos RS tipo bucket e um volante plano na parte superior e inferior. O compacto esportivo configura assim uma receita de sucesso.
Desde o início, o RS 3 tem sido sinônimo de inovação e emoção no mais alto nível. Quando a primeira geração chegou às concessionárias na primavera europeia de 2011, o compacto esportivo, com seu potente motor de 5 cilindros e 340 cv, não tinha concorrentes. Os para-choques, as saias laterais e as rodas distinguem claramente o primeiro RS 3 - que na época estava disponível apenas como hatchback de cinco portas - do A3. Além disso, era impressionantemente rápido e oferecia uma dinâmica de condução com a máxima precisão e segurança.
A segunda geração, que permaneceu em produção de 2015 a 2020, viu a adição de uma versão com carroceria Sedan na atualização do produto realizada em 2017, o que também resultou em um aumento da potência do motor TFSI de 5 cilindros, passando de 367 cv para 400 cv. A transmissão de dupla embreagem com 7 velocidades, juntamente com a tração integral quattro, garantiam o máximo prazer de condução.
A terceira geração do RS 3 Sportback e a segunda geração do RS 3 Sedan foram lançadas em 2021. Com 400 cv e um aumento do torque até 500 Nm, superava todos os seus concorrentes em aceleração. Graças ao torque splitter, utilizado pela primeira vez em um Audi em substituição ao diferencial com embreagem multidisco anterior, alcançou também um novo nível em termos de dinâmica de condução. Isso permitiu ao RS 3 conquistar vários prêmios internacionais, entre eles o Carro do Ano 2022 da Top Gear na Itália, o Melhor Carro Esportivo 2022 da Motor1 nos Estados Unidos e vitórias consecutivas em 2022 e 2023 na escolha dos leitores da Sport Auto na Alemanha.
A popularidade do modelo também se reflete em seus números: desde seu lançamento no mercado em 2011, quase 80.000 unidades do compacto esportivo saíram das linhas de produção, a maioria delas no ano passado. E a história de sucesso continua. Os novos modelos RS 3 Sportback e Sedan, fabricados na planta da Audi em Ingolstadt, estarão nas concessionárias a partir de outubro e disponíveis para pedidos a partir do final de agosto.