O NOVO BMW X3 SUBMETIDO AOS ÚLTIMOS TESTES DINÂMICOS DE CONDUÇÃO

Ao fim do desenvolvimento em série, o novo BMW X3 é submetido ao ajuste final de todos os sistemas de controle do chassi e de assistência à condução no centro de testes do Grupo BMW em Miramas, no sul da França. A quarta geração do Sports Activity Vehicle (SAV) no segmento de veículos premium médios será apresentado dentro de algumas semanas tanto com motores a combustão altamente eficientes como com uma avançada propulsão híbrida plug-in.
Os engenheiros de desenvolvimento e testes querem garantir que todas as versões do novo BMW X3, independentemente do tipo de tração e de peso, demonstrem um comportamento superior em qualquer situação graças a um intenso programa de ajustes. O funcionamento coordenado de todos os sistemas automatizados de condução e estacionamento do novo BMW X3 também contribui para que a experiência do cliente seja harmoniosa.
O novo BMW X3 já foi submetido a testes exaustivos sobre neve e gelo, em regiões extremamente quentes e fora da estrada em seu caminho para a produção em série. A versatilidade do SAV para o uso diário e os deslocamentos foi testado e aperfeiçoado no trânsito urbano de paradas e partidas, assim como em sinuosas estradas secundárias, autopistas e circuitos de corridas selecionados.
Sistemas perfeitamente coordenados para uma experiência de condução típica da BMW
Os engenheiros de desenvolvimento utilizam a versátil pista de testes de Miramas para dar os últimos toques à experiência de condução do novo BMW X3. Além de um oval de asfalto e um anel de autopista, há também pistas de slalom, serpenteantes e circulares, assim como percursos off-road. Isso permite analisar e otimizar até o último detalhe a aceleração longitudinal e lateral, a suspensão e o amortecimento, a precisão da direção e o comportamento de frenagem do novo BMW X3.
A dinâmica de condução e a eficiência do novo BMW X3 se beneficiam de uma construção leve inteligente e de propriedades aerodinâmicas otimizadas. Com um coeficiente de resistência aerodinâmica (Ca) de 0.27, estabelece novos padrões em seu segmento.
Em comparação com seu antecessor, o novo BMW X3 também tem uma bitola mais larga e uma menor elevação no eixo traseiro. Além disso, foi aumentada a rigidez da carroceria e da união do chassi. As melhorias específicas na cinemática de ambos os eixos, combinadas com um aumento de 19% no avanço das rodas dianteiras, garantem uma estabilidade direcional notavelmente melhorada. Uma relação de direção mais direta aumenta o conforto da direção, enquanto as barras estabilizadoras amplamente modificadas melhoram a dinâmica em curvas sem comprometer o conforto de condução.
O novo BMW X3 oferece como opção um chassi adaptativo com amortecedores controlados eletronicamente. O ajuste final faz parte do teste de dinâmica de condução em Miramas e oferece dois mapas que podem ser selecionados através do My Modes. Além disso, a nova versão do SAV vem de série com a mais recente versão do BMW Lateral Dynamics Management, que garante um controle preciso da direção, a limitação do deslizamento das rodas baseada em atuadores e a distribuição do torque guiado do Performance Control, adaptada à situação de condução a cada momento.
Graças à exclusiva experiência de desenvolvimento da BMW, todos os componentes e sistemas da tecnologia de propulsão e chassi estão perfeitamente adaptados entre si. O resultado é a característica combinação de precisão, soberania e versatilidade que caracteriza a experiência de condução em um BMW X.
A condução automatizada também se vê otimizada pelo típico nível de integração da BMW
O novo BMW X3 incorpora o sistema BMW iDrive mais moderno, baseado no BMW Operating System 9, incluindo o BMW iDrive Controller, e oferece uma seleção consideravelmente mais ampla de sistemas para a condução e o estacionamento automatizados em comparação com o modelo anterior. Com seu equipamento de série, supera claramente os requisitos do teste de segurança Euro NCAP. As intervenções especialmente sensíveis dos sistemas de assistência na frenagem e a direção em comparação com a concorrência são outro exemplo da capacidade de integração única do desenvolvimento da dinâmica de condução da BMW. Permitem uma interação harmoniosa entre o condutor e o veículo em qualquer situação.
A extraordinária funcionalidade de todos os sistemas de assistência está baseada na mais moderna tecnologia de sensores, assim como na tecnologia de software, processadores e redes. No novo BMW X3 destacam-se o assistente ativo de mudança de faixa e o assistente de estacionamento e manobras, que permite ao condutor controlar as manobras de fora do veículo utilizando um smartphone.