O NOVO MONOLUGAR ELÉTRICO GEN3 DA PORSCHE JÁ RODA EM CIRCUITO

A Porsche dá um grande passo para o futuro da Fórmula E com seu novo veículo de corridas totalmente elétrico Gen3, que celebrou nesta semana sua esperada estreia na pista de testes de Weissach.
No circuito localizado no Centro de Desenvolvimento da Porsche, o piloto oficial Pascal Wehrlein deu as primeiras voltas neste veículo que será utilizado pela equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E a partir da nona temporada (2022/2023). Com sua terceira geração de veículos, a Fórmula E entra em uma nova era.
Florian Modlinger, Diretor de Competição da Equipe Oficial de Fórmula E disse: “Hoje demos o primeiro passo para o futuro com os testes do monolugar Gen3 realizados em Weissach. Quero agradecer a equipe por seu grande esforço para tornar isso possível. Temos feito um grande trabalho tecnológico e operacional para colocar nosso carro na pista e dar as primeiras voltas de testes com o foco na próxima temporada. Estamos desejando somar mais quilômetros durante os próximos dias e semanas, para seguir desenvolvendo o carro. Trabalharemos, em primeiro lugar, para melhorar os sistemas, e depois nos concentraremos no desempenho.
Pascal Wehrlein, piloto oficial de Porsche comentou: “Foi um dia muito interessante e uma grande experiência rodar com nosso novo Gen3 pela primeira vez. É uma maravilha conduzi-lo e estou querendo testá-lo logo a pleno desempenho. Minhas primeiras impressões foram muito boas. Eu quero mais”.
Os monolugares Gen3 são os carros de corridas elétricos mais rápidos, leves, potentes e eficientes que existem atualmente. Projetados especificamente para os circuitos urbanos de Fórmula E, também dão um grande passo adiante em sustentabilidade. Mais de 40% da energia utilizada durante uma corrida procede da frenagem regenerativa. A fibra de carbono reciclada que é utilizada para a construção da carroceria vem em parte dos veículos Gen2 da temporada vigente.
O monolugar Gen3 estabelece novos padrões tecnológicos na Fórmula E
Trata-se do primeiro monolugar de competição com dois motores elétricos, um em cada eixo. O novo motor dianteiro entrega 250 kW de potência; o traseiro alcança 350 kW. A soma total de 600 kW é mais que o dobro que a do veículo Gen2 atual. O tempo de carga também diminuiu significativamente. O novo sistema de carga ultrarrápida tem uma potência de 600 kW, quase o dobro que os carregadores comerciais mais avançados do mundo.
Porsche na Fórmula E
Com uma dobradinha histórica de Pascal Wehrlein e André Lotterer ao volante do Porsche 99X Electric, a equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E celebrou seu maior êxito até esta data no México, no último dia 12 de fevereiro de 2022. A Porsche enfrenta este ano sua terceira temporada no Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA. Na sua corrida de estreia, em novembro de 2019, André Lotterer obteve um extraordinário segundo lugar em Diriyah, um sonho que colocava em evidência que a Porsche havia desenvolvido um veículo competitivo desde o princípio. Na temporada passada Pascal Wehrlein conseguiu a pole position na Cidade do México. A este resultado seguiram outros dois pódios: Wehrlein acabou em terceiro em Roma e Lotterer segundo em Valencia. A Fórmula E é o primeiro campeonato do mundo totalmente elétrico e, como impulsor de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, leva a emoção do automobilismo aos habitantes das grandes cidades desde 2014. Com o Taycan cem por cento elétrico, a Porsche fornece o carro de segurança nesta temporada e destaca assim a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport.