O NOVO SMART #3 SERÁ REVELADO NO SALÃO DE SHANGHAI
A Smart foi uma das primeiras marcas a dar o salto para a tecnologia elétrica, embora esse salto não tenha sido precisamente a melhor opção para a empresa. As coisas já não andavam bem quando decidiram por essa transformação e não melhoraram até pouco tempo atrás, quando tudo mudou com a entrada em cena da Geely na participação acionária da empresa.
A mudança foi notada com o lançamento do Smart #1, um SUV elétrico e potente, que será acompanhado por um modelo acima quanto ao tamanho, o Smart #3. Ainda não conhecemos todos os seus detalhes, mas já sabemos algumas coisas.
Por exemplo, o próximo Smart #3 será um SUV de estilo coupe e totalmente elétrico, cuja apresentação está programada para o dia 17 de abril, durante a celebração do Salão de Shanghai. As vendas terão início na China, chegando à Europa alguns meses mais tarde, já em 2024.
Ainda há muito poucos dados com relação a este novo modelo, embora alguns informes apontem para duas versões. Uma com 156 cv e outra com 271 cv, esta última, quase que com certeza, utilizará o mesmo motor que equipa o Smart #1. Não há informação sobre as características da bateria de ambas as versões.
Surgiram algumas imagens daquele que, ao que parece, será a versão de produção. São imagens de um protótipo com um pouco de camuflagem, procedentes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, e mostram um carro muito similar ao Smart #1. De fato, até o pilar C, ambos os carros são quase idênticos, mas a partir daí o Smart #3 recebe os traços típicos deste tipo de carros - uma caída muito mais pronunciada e vidros traseiros menores. Falta conhecer os detalhes oficiais, mas para isso teremos que esperar mais um pouco.
O CEO da marca, Tong Xiangbei, em declarações ao pessoal da Automotive News Europe, reconheceu que o Smart #3 será maior, mais espaçoso e mais esportivo. Há imagens do modelo vazadas do escritório de homologação chinês, onde também aparecem as medidas do modelo. Alcançará os 4.4 metros de comprimentos, 1.8 metros de largura e 1.6 metros de altura. Também aparece uma versão com 4.5 metros de comprimento, mas não será uma versão de chassi longo para a China, onde estas versões têm muito boa aceitação. Na realidade faz referência a um “dispositivo de tração especial”.
Com relação à denominação do modelo, a marca reconheceu que guardam o nome de ‘#2’ para um modelo especial, que substituirá o já mítico Smart Fortwo, que ainda á fabricado hoje e cuja existência será alongada até o primeiro semestre de 2024. Além disso, a planta onde é fabricado foi adquirida pela INEOS para a produção do Grenadier.