O PEUGEOT 407 CELEBRA 20 ANOS COM UM DESIGN TOTALMENTE ATUAL
O Peugeot 407 foi lançado comercialmente em 2004, com o desafio de manter a reputação e o sucesso do Leão no segmento dos sedans. Suas linhas fluidas e dinâmicas, assinadas por Gérard Welter, o designer do icônico Peugeot 205, continuam sendo uma referência de estilo e elegância.
Muito apreciado por seu excelente comportamento em estrada e sua relação custo-benefício, foram vendidas 869.400 unidades do Peugeot 407 em todo o mundo entre 2004 e 2011.
Ainda é comum ver muitos Peugeot 407 nas ruas e estradas. É difícil acreditar que este atraente sedan já está entre nós há 20 anos, desde seu lançamento comercial em 2004. Projetado pelo Centro de Estilo Peugeot, ele carrega a marca de Gérard Welter, ‘pai’ do memorável Peugeot 205. Sua paixão pelos esportes motorizados o levou a criar um estilo esportivo e radical em um segmento tão conservador quanto o dos sedans.
Suas linhas curvas e fluidas, seu olhar felino e sua grande grade dianteira lhe conferiam um ar dinâmico que ainda está muito presente na linguagem estilística da Peugeot. A aerodinâmica foi uma prioridade, com um excelente coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0.29 no Sedan e 0.32 na versão SW.
Com carrocerias Sedan, SW e Coupé no catálogo, todas concebidas e desenvolvidas no Centro de Estilo Peugeot de Vélizy, o Peugeot 407 foi um automóvel muito apreciado tanto por seu excelente comportamento em estrada, especialmente em curvas, quanto por sua relação entre equipamento e preço, oferecendo tecnologias de segurança e conforto muito avançadas para a época, como controle de estabilidade ESP, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, controlador-limitador de velocidade e até 9 airbags. Os acabamentos se destacavam por oferecer luxo e qualidade, com bancos de couro e Alcantara em suas versões mais exclusivas. Em termos de segurança, ele conquistou cinco estrelas nos testes do EuroNCAP.
Tecnicamente, seu motor a gasolina 3.0 V6, que era o topo de linha com uma potência máxima de 211 cv, foi o primeiro motor transversal a equipar uma transmissão automática de 6 velocidades.
O design do Peugeot 407 e suas diferentes versões foi antecipado por uma longa série de carros-conceito, que fizeram sucesso nos salões de automóveis mais prestigiados do calendário internacional. Com grandes linhas já definidas no 407 Elixir de Frankfurt 2003, a carroceria Coupé derivou muitos de seus traços mais esportivos dos conceitos 407 Prologue e Silhouette. O carrozziere Heuliez deixou sua imaginação voar com o surpreendente protótipo Peugeot 407 Macarena Concept, um atraente Coupé conversível que impressionou no Salão de Genebra de 2006.