O PRIMEIRO PROTÓTIPO DO FERRARI F50 VOLTA AO MERCADO E PROMETE BATER TODOS OS RECORDES

Já faz algum tempo que falamos em detalhes deste raro e particular exemplar do Ferrari F50, o primeiro protótipo funcional fabricado com a configuração definitiva e que foi utilizado extensamente pela marca italiana para a apresentação do modelo em meados da década de 90. De modo que é o exemplar mais midiático e conhecido da série, de fato, foi o usado para a apresentação do modelo no Salão de Genebra de 1995 e também o que protagonizou a primeira série de imagens oficiais.
Este raro exemplar foi colocado à venda em 2018 pela Autosport Designs, de modo que parece não ter encontrado comprador e agora voltou ao mercado, já que segundo a descrição do lote, o último e atual proprietário do modelo o adquiriu em 2017. Nesta ocasião será ofertado em leilão público e estará incluído entre os lotes da Worldwide Auctioneers, durante os próximos eventos de Scottsdale.
Esta rara unidade não só é o exemplar mais célebre do modelo por ser o primeiro protótipo completo e funcional do F50, como conta com o último número de chassi de 5 cifras utilizado pela marca italiana, de modo que esta unidade é o Ferrari #99999, portanto, é uma joia para qualquer colecionador ou aficionado da marca italiana.
Após um longo périplo como veículo promocional e posteriormente como protótipo de desenvolvimento, tarefa que foi realizada por nomes como Dario Benuzzi, Jean Alesi, Niki Lauda e Gerhard Berger, este exemplar do Ferrari F50 retornou à Maranello onde foi reconstruído por completo para ser vendido a Jack Swaters, o célebre distribuidor oficial da marca italiana na Bélgica (Garage Francorchamps e Ecurie Francorchamps) e amigo pessoal de Enzo Ferrari. Swaters o manteve em sua coleção pessoal até o ano de 2007, momento em que passou às mãos de um colecionador californiano.
A partir de 2007 passou pelas mãos de vários colecionadores americanos, mas sempre de maneira privada. De modo que este leilão público será a primeira grande oportunidade para conhecer o alcance do valor desta rara peça, que se perfila como o exemplar mais caro de toda a série. É conveniente lembrar que o Ferrari F50 é a mais rara de todas as edições limitadas lançadas pela Ferrari, pois só foram fabricados 350 exemplares em comparação aos mais de 1.100 do F40 e os 400 do Ferrari Enzo.