O PRIMEIRO SUV DA SMART SERÁ UMA REALIDADE E SERÁ FABRICADO NA CHINA

O futuro da Smart passa irremediavelmente pela aposta na China. O motivo é a entrada em cena da Geely. Lembrando que este gigante da indústria automobilística chinesa adquiriu 50% das ações da Smart após chegar a um acordo com a Daimler. Agora, embora não disponha do controle total da empresa, pode influenciar em seu roteiro. E ficou claro o papel que terá o gigante asiático nisso tudo.
A viabilidade econômica da Smart está garantida para os próximos anos graças a este acordo. Daimler e Geely criaram uma joint-venture para controlar todas as questões relacionadas com a marca Smart. Uma empresa na qual foram investidos 700 milhões de euros. Agora, este investimento envolve uma série de decisões.
A primeira grande mudança foi a transferência da sede central da Smart para Hangzhou (China). Na Europa está acontecendo um particular desmantelamento da empresa. A Daimler está decidida a livrar-se de sua fábrica localizada em Hambach (França). Um centro de produção que atualmente se dedica exclusivamente à fabricação de modelos da marca Smart. Se tudo correr bem, a Ineos ficará com esta fábrica.
Em 2022 entrará em cena a nova geração de carros elétricos Smart, veículos que serão comercializados a nível global. Estes novos modelos serão produzidos na China e estarão sustentados por uma plataforma para veículos elétricos. A aposta da Smart na eletrificação não mudará e seguirá lutando para converter-se em uma referência da mobilidade elétrica e urbana.
Neste momento a Smart está presente de maneira exclusiva no segmento A com o ForTwo, ForTwo Cabrio e ForFour. A empresa não tem planos para abandonar este segmento. No entanto, nesta nova etapa o fabricante será muito mais ambicioso e decidiu colocar no seu ponto de mira uma categoria superior. A Smart quer entrar no segmento B. Sem dúvidas que será uma aposta muito arriscada que marcará o futuro da empresa.
Com relação aos veículos desta nova geração que serão comercializados pela Smart, poderão ser utilitários convencionais ou veículos de dois lugares, mas há uma grande novidade a respeito disso. A Smart também apostará nos crossovers.
Uma das grandes surpresas na qual a Smart está trabalhando graças ao respaldo oferecido pela chinesa Geely, é o desenvolvimento de um SUV de pequeno tamanho. Um veículo subcompacto totalmente elétrico destinado a desempenhar um papel ativo na mobilidade urbana.
A Mercedes-Benz também terá um papel relevante neste ambicioso projeto. Serão os encarregados de realizar o design enquanto que a Geely será a encarregada do desenvolvimento. O lançamento deste SUV significará o tiro de largada para a ofensiva de produto da Smart a partir de 2022. Diferentemente do que ocorre com os modelos atuais, este SUV estará sustentado por uma plataforma específica para veículos eléctricos.
O uso de uma arquitetura dedicada facilitará muito as coisas tanto em termos de desenvolvimento como de produção. Com relação ao design, terá um aspecto moderno e chamativo, exibindo traços próprios de um SUV, contando com as proteções de plástico que protegem a parte inferior da carroceria, em linhas gerais estaremos diante de um modelo de caráter urbano.
Quanto à parte mecânica, recentemente soubemos que, se for o caso, a Smart poderá ter acesso à tecnologia da Volvo. Mais uma vez a Geely será determinante neste aspecto, já que é a proprietária da marca sueca. O uso da mencionada plataforma permitirá acomodar pacotes de bateria de maior tamanho e, portanto, oferecer autonomias muito mais atrativas.
O carro elétrico da Smart com maior autonomia que podemos encontrar hoje no mercado é o ForTwo, que homologa somente 133 quilômetros segundo o ciclo WLTP. É uma cifra realmente curta e, portanto, este problema deve ser solucionado com a chegada da nova geração de modelos.