O PROTÓTIPO COROLLA CROSS HYDROGEN CONCEPT DESTACA A ESTRATÉGIA MÚLTIPLA DA TOYOTA PARA AS EMISSÕES ZERO

Em um mundo onde as necessidades dos clientes e os ambientes de mercado variam radicalmente, a estratégia da Toyota em direção à neutralidade em carbono é desenvolver e oferecer múltiplas tecnologias para respaldar os clientes em suas viagens individuais para as emissões zero.
Esta estratégia multi-tecnológica - que inclui veículos elétricos de bateria, elétricos de célula de combustível, híbridos plug-in e híbridos elétricos - oferece a oportunidade para que os clientes da Toyota em mais de 170 países e regiões de todo o mundo possam reduzir a pegada meio-ambiental hoje mesmo, independentemente do ambiente em que se encontrem e de suas necessidades cotidianas.
Além disso, a Toyota tem a convicção de que é muito cedo para centrar-se em uma só solução de emissões zero, e por isso desenvolve ao mesmo tempo a tecnologia de célula de combustível, combustão de hidrogênio e a elétrica com bateria.
Desenvolvimento da combustão de hidrogênio através do automobilismo
Este ano, a Toyota participou, por meio da equipe Rookie Racing, em todas as corridas de resistência da série japonesa Super Taikyu com um GR Corolla H2 com combustão de hidrogênio. Durante este tempo, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, sob seu pseudônimo de piloto mestre ‘Morizo’, sentou-se ao volante em todas as corridas para contribuir na avaliação e no desenvolvimento.
Fora do Japão, em agosto deste ano, um veículo com motor a hidrogênio da Toyota circulou pela primeira vez por estradas públicas europeias, com o teste do GR Yaris H2 em uma das provas do Campeonato Mundial de Rallys - World Rally Championship (WRC) - em Ypres (Bélgica).
Essa constância e intensidade da atividade automobilística ajudou a acelerar o desenvolvimento e o progresso técnico. Assim, por exemplo, no curso de uma temporada da série Super Taikyu, a Toyota conseguiu incrementar a potência da combustão de hidrogênio em 24%, e o torque em 33%, o que significa um desempenho equivalente a um motor a gasolina convencional.
Por outra parte, foi incrementada a autonomia em torno de 30% e foi reduzido o tempo de reabastecimento em cerca de cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogênio, a Toyota está trabalhando com diversos colaboradores em âmbitos como a produção e o transporte de hidrogênio verde, utilizando o exigente ambiente dos esportes a motor como banco de testes, e está tecendo uma ampla rede de contatos além dos confins do setor para contribuir com a conquista de uma sociedade neutra em carbono.
Protótipo Corolla Cross H2 Concept com combustão de hidrogênio
Este progresso tecnológico deu aos engenheiros da Toyota a confiança para criar um protótipo de veículo de estrada: o Corolla Cross H2 Concept.
Ao equipar o motor de 1.6 litros, 3 cilindros e turbo compressor do GR Corolla com a tecnologia de motorização com injeção direta de hidrogênio de alta pressão, derivada da atividade automobilística, somando os conhecimentos de instalação do tanque de hidrogênio do Mirai, a Toyota conseguiu desenvolver um protótipo do Corolla Cross H2 a base de hidrogênio que pode levar cinco passageiros e sua bagagem. Atualmente estão sendo realizadas avaliações em condições reais enquanto segue avançando no desenvolvimento digital, e o veículo começará em breve os testes de inverno no norte do Japão.
Entre outros aspectos destacados, a combustão de hidrogênio se caracteriza pela capacidade de aproveitar as tecnologias existentes de combustão interna, a rapidez de reabastecimento e a clara diminuição do uso e a necessidade de elementos escassos como o lítio e o níquel. Ao adaptar as tecnologias atuais e potenciar os investimentos existentes, a combustão de hidrogênio poderá dar lugar a uma redução de carbono mais acessível, generalizada e rápida.
A partir de hoje, a Toyota percorreu por volta de 40% do caminho para chegar a comercializar produtos como o Corolla Cross H2 Concept. Ainda é cedo para dizer que a tecnologia estará bastante madura para incorporar-se em modelos de estrada, mas desde já oferece uma clara oportunidade no automobilismo.