O PROTÓTIPO PORSCHE LMDh ENTRA EM FASE DE TESTES

A partir da temporada 2023, o novo protótipo Porsche LMDh lutará pela vitória absoluta nas melhores corridas de resistência do mundo, incluindo Le Mans, Daytona e Sebring.
Dentro da equipe Porsche Penske Motorsport, o veículo participará no Campeonato do Mundo de Resistência FIA (WEC) e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. O programa intensivo de testes já começou. A partir deste momento, o protótipo prepara sua estreia em corridas, que será em janeiro de 2023. Acontecerá na tradicional prova de abertura do campeonato IMSA: as 24 Horas de Daytona. Na hora de escolher o motor a combustão que faz parte do sistema híbrido, e seguindo o regulamento, a Porsche optou por um V8 biturbo de grande cilindrada. Este potente propulsor foi projetado para funcionar com combustíveis renováveis, o que se traduz em uma redução significativa das emissões de CO2. Na corrida, a potência conjunta do sistema híbrido alcança em torno de 680 cv (500 kW).
“Existiam muitas opções possíveis para o motor térmico de nosso protótipo LMDh, porque na linha contamos com diferentes propulsores que podiam ser uma boa base”, explica Thomas Laudenbach, VP da Porsche Motorsport. “Nós decidimos pelo V8 biturbo porque acreditamos que oferece o melhor equilíbrio entre desempenho, peso e custo. O início do programa de testes ativos significou um passo importante no projeto”.
Urs Kuratle, responsável pelo Projeto LMDh na Porsche Motorsport: “O primeiro teste do protótipo Porsche LMDh também foi a primeira saída à pista da Porsche Penske Motorsport. A equipe trabalhou unida desde o início, o que demonstra um alto nível de profissionalismo em todas as áreas. Além disso, os requisitos operacionais para o funcionamento seguro de um veículo híbrido são muito exigentes. Nos próximos testes aprofundaremos em todos eles. Enquanto isso, durante estas primeiras jornadas de testes em Weissach, o V8 biturbo nos impressionou em todos os aspectos. Estamos convencidos de que escolhemos o motor mais adequado”.
A regulamentação sobre motores permite uma grande liberdade
O regulamento de motores para a categoria LMDh é pouco restritiva em termos de deslocamento, design e número de cilindros. O regime máximo de giro está fixado em 10.000 rpm e o ruído emitido não pode ultrapassar os 110 decibéis. O motor deve pesar no mínimo 180 kg, incluindo os sistemas de admissão, escape, componentes periféricos da refrigeração e, se tiver, um ou vários turbos e intercoolers. De acordo com o regulamento, a potência máxima encontra-se entre 653 e 707 cv (480 e 520 kW). Esta faixa permite realizar ajustes dentro dos parâmetros do ‘Balance of Performance’ (BoP), que são destinados a compensar as diferenças entre carros da categoria LMDh para garantir assim uma maior igualdade.
Em corrida, a potência combinada do sistema de propulsão híbrido alcança em torno de 680 cv (500 kW). A curva de torque também está claramente definida. Os componentes para a recuperação, o armazenamento e o fornecimento de energia elétrica são proporcionados pela Williams Advanced Engineering (bateria), Bosch (unidade motor-gerador e eletrônica de controle) e Xtrac (transmissão).