O RADICAL E FUTURISTA ‘KITT’ DO FILME KNIGHT RIDER 2000 ESTÁ À VENDA

O sucesso da série ‘A Super Máquina’ (Knight Rider) propiciou a estreia de um filme para a televisão que continuava a história dos personagens, mas ambientada vários anos depois. A película recebeu o título ‘Knight Rider 2000’ e incluía os seus personagens principais, David Hasselhoff no papel de Michael Knight e o KITT, que para a ocasião aparecia em forma de inteligência artificial que era resgatada pelo personagem de Hasselhoff e instalada em um novo veículo, muito diferente do Pontiac Firebird Trans Am original, embora também relacionado com esta marca.
O modelo foi criado para a ocasião, embora basicamente fosse uma cópia do Pontiac Banshee IV, um radical protótipo de salão criado pela marca americana no final da década de 80 e que contava com inúmeros avanços para a época. Por ser uma peça única, este protótipo não pôde ser utilizado para a produção do longa-metragem, de modo que foram criadas várias réplicas que imitavam seu radical estilo com inúmeras inserções de fibra de vidro. Curiosamente, o modelo usado como base não pertencia à Pontiac, mas a um de seus maiores rivais, o Dodge Stealth fabricado pela Mitsubishi sobre a base do 3000GT/GTO.
O resultado estético destas réplicas foi bastante bizarro, mas é o fiel reflexo da miscelânea de estilos que podíamos encontrar no final da década de 80 e início de 90. Nessa época se viveu a transição entre o estilo carregado e anguloso usado até aquele momento e a mais minimalista corrente biodesign. Em uma tentativa de recriar o extremo perfil do Pontiac Banshee IV, os responsáveis por estas réplicas estenderam enormemente o Dodge Stealth original, até dimensões impensáveis para um veículo de rua.
No vídeo que pode ser visto abaixo se explica a origem, a história e o estado deste exemplar, que não é funcional e precisa de algumas reparações, e que podemos encontrar atualmente à venda no eBay. Trata-se de uma das unidades originais usadas durante a rodagem do filme e que foi conduzida pelo próprio Hasselhoff. Seu nome no filme era Knight Industries 4000.
Como podemos ver nas imagens, procedentes de seu anúncio no eBay, e no próprio vídeo, o exemplar se encontra em um estado um pouco lamentável, embora esteja inteiro. Não é funcional porque a nível mecânico precisa de reparações, mas é preciso considerar que na verdade não pode ser homologado nem licenciado. Tanto em seu interior como em seu exterior existem elementos que precisam ser reparados. Ainda assim, continua sendo uma peça de colecionador bastante destacável.