O SEAT TARRACO FOI TESTADO EM UMA DAS ZONAS MAIS EXIGENTES DO PLANETA, O DESERTO MARROQUINO DE ERG CHEBBI
São 22 quilômetros de extensão por 5 quilômetros de largura, montanhas arenosas, mudanças de terreno e temperaturas extremas que em poucas horas passam dos 0 aos 50 graus. Foi este o desafio que o novo SUV da marca de Martorell enfrentou no maior deserto de Marrocos.
Este é o exercício perfeito para o fabricante espanhol testar o conforto a bordo do SEAT Tarraco, sobretudo a opção ‘Auto’ do ar condicionado. “A temperatura ideal é de 21.5ºC e é chamada de ‘temperatura de conforto’. A opção de ar condicionado ‘Auto’ serve precisamente para regular automaticamente a temperatura do nosso veículo”, garante María García, engenheira do Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT.
A areia e os terrenos pedregosos antes de chegar às dunas também representaram um bom exercício para o controle adaptativo do chassi do Tarraco, já que esse sistema ajusta automaticamente a firmeza da suspensão, modificando as suas características de acordo com as exigências da estrada.
“O sistema é capaz de reagir aos solavancos da estrada numa questão de milissegundos para otimizar o seu comportamento, tornando mais fácil atravessar para a duna”, explicou Stefan Ilijevic, responsável de Pré-Desenvolvimento, Patentes e Inovação da SEAT.
Lembrando que nesta zona as dunas podem chegar aos 150 metros, quase a altura da Sagrada Família de Barcelona. Stefan Ilijevic recomenda “desativar o sistema de controle de estabilidade (à entrada da duna) para evitar o bloqueio das rodas e para que continuem à procura de tração no solo”.
Com 4.74 metros de comprimento e 2.79 metros de distância entre-eixos, o Tarraco conta com duas motorizações a gasolina (1.5 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 190 cv) e um motor diesel (2.0 TDI) que pode assumir dois níveis distintos de potência: 150 e 190 cv.