O TAYCAN SE TORNA O PORSCHE MAIS VENDIDO NA EUROPA E JÁ SUPERA O 911

Sopram ventos de mudanças na Porsche: pela primeira vez na história da marca de Zuffenhausen, o modelo mais vendido ao longo de um mês não foi o mítico Porsche 911 nem os bem-sucedidos Porsche Cayenne e Porsche Macan. Tanto eles como o resto da linha da marca alemã foram ofuscados pelo Porsche Taycan, o Porsche mais vendido na Europa.
Enquanto a indústria automobilística continua lutando com os efeitos do coronavírus, a Porsche faz parte de um pequeno e seleto clube de fabricantes que parecem estar indo bem. Ou, pelo menos, não tão ruim como outros. Os números da marca assim confirmam: no primeiro semestre de 2020 registrou um lucro de 1.2 bilhões de euros e um faturamento de 12.4 bilhões de euros. Cerca de 7.3% a menos que no mesmo período de 2019, um resultado que não está mal tendo em conta o contexto geral.
A isso temos que acrescentar que faz alguns meses que a marca alemã anunciou que vendeu mais Porsches 911 no primeiro semestre de 2020 do que no mesmo período de 2019. No entanto, este modelo não é o único que reivindica sua posição de destaque. Segundo a análise realizada pela Car Industry Analisys, o Porsche Taycan foi o modelo mais vendido da marca durante o mês de agosto.
No mês passado foram emplacados 1.183 exemplares do Taycan frente às 1.097 do 911 e às 771 do Cayenne. A verdade é que se analisarmos os números em detalhes, comprovaremos que o SUV poderia sair na frente se somarmos as vendas de todas as suas versões. Sem esse apontamento, o Porsche Taycan é o que manda em Stuttgart.
Seus números se destacam ainda mais se os compararmos com os do Porsche Panamera: as ventas deste caíram 71% na Europa e as coisas tampouco foram melhores nos Estados Unidos, onde este sedan de estilo coupe viu seus emplacamentos caírem 45% se compararmos com o mesmo período do ano anterior. Com estes números sobre a mesa muitos já apostam que o Porsche Taycan deixará temporariamente o Panamera obsoleto.