O ÚLTIMO CHEVROLET SS SAI DA LINHA DE MONTAGEM E NÃO TEM SUCESSOR À VISTA
Más notícias para os entusiastas americanos, pois o Chevrolet SS desaparece do mercado sem ter um sucessor à vista. Esta semana saiu da linha de montagem o último exemplar desse particular sedan esportivo de tração traseira. Uma unidade de cor preta que em forma de homenagem foi assinada por toda a equipe da linha de montagem.
O Chevrolet SS era montado na fábrica da Holden em Adelaide, na Austrália, já que realmente era um produto da Holden, adaptado para sua comercialização nos Estados Unidos, assim como foi em sua época o Pontiac GTO de quarta geração.
Situado na linha da Chevrolet entre os sedans Malibu e Impala, o Chevy SS era na realidade um Holden Commodore VF remarcado, equipado com o motor V8 LS3 de 6.2 litros que também era disponível na sexta geração do Corvette. Esse bloco produzia 420 cv com um torque máximo de 563 Nm, de modo que o SS ocupava o papel de sedan esportivo da linha Chevrolet nos Estados Unidos.
Curiosamente, o Chevrolet SS foi lançado em 2013 não como substituto de nenhum Chevrolet, mas do Pontiac G8, que também era um produto remarcado da Holden e que desapareceu do mercado com o encerramento da Pontiac no início desta década.
O Chevy SS não só era um modelo bastante peculiar por sua procedência, como também sua comercialização foi bastante conservadora, já que somente era distribuído nos Estados Unidos - excluindo o Canadá - e foi comercializado em quantidades muito limitadas, além do que, os concessionários só podiam ter o SS em função do número de Corvettes e Camaros comercializados. Na verdade, a Chevrolet pretendia vender somente entre 2.000 e 3.000 unidades anuais do modelo, principalmente devido à produção limitada do modelo em Adelaide.
No total, até abril de 2017 foram comercializadas somente 10.584 unidades nos Estados Unidos de uma produção total de 12.953 unidades, uma quantidade muito baixa em comparação com os cerca de 41.000 Pontiac G8 fabricados nas mesmas instalações de 2007 a 2009 e os 31.500 Pontiac GTO montados entre 2004 e 2005.
O motivo do seu desaparecimento é simples. O Chevrolet SS é basicamente um Holden Commodore da geração VF, que desapareceu do mercado com a chegada do novo Commodore de tração dianteira, um produto que nada mais é do que o novo Opel Insignia, e com isso cessa toda a produção do Commodore de tração traseira e, portanto, seus derivados.