O ÚLTIMO FERRARI TESTAROSSA ORIGINAL DE MIAMI VICE DISPONÍVEL PELA PRIMEIRA VEZ EM 30 ANOS

A história dos Ferraris utilizados na série Miami Vice é bem conhecida. Na época, Enzo Ferrari ficou enfurecido ao ver que na série aparecia uma péssima réplica do Ferrari Daytona Spider de cor preto, de modo que após uma breve disputa legal, os produtores decidiram usar o novo Gran Turismo de motor central da marca de Maranello, o Ferrari Testarossa.
Alguns dizem que os produtores se viram obrigados a adquirir estes modelos para acalmar os ânimos de Enzo Ferrari, enquanto outros afirmam que realmente foram cedidos pela empresa italiana. A única coisa que sabemos com certeza é que foram utilizados dois exemplares do Testarossa durante a filmagem da série. O que contribuiu sem dúvidas para que ele se tornasse o modelo mais célebre da década, sendo hoje em dia um ícone do design dos anos 80 e um dos perfis automobilísticos mais emblemático da história.
Para a filmagem da série foram utilizados dois exemplares originais do Ferrari Testarossa que chegaram de Maranello na cor preto, mas Michael Mann, diretor da série, logo mandou pintá-los na cor branco para que fossem mais visíveis durante as numerosas cenas de perseguição noturnas nas ruas de Miami. Embora para isso também tivessem criado uma réplica baseada em um De Tomaso Pantera, cujo propósito era realizar as tomadas mais arriscadas para conservar os exemplares originais, tremendamente caros de reparar em caso de acidente.
Os dois exemplares originais sobreviveram à filmagem da série e passaram a mão privadas. Após muitos anos fora da vista do público, um deles voltou ao mercado recentemente, o que portava o número de chassi #0063631, que foi vendido em duas ocasiões antes de que fosse leiloado pela Barrett-Jackson em 2017. Curiosamente, o outro exemplar acabou virando uma peça de museu que esteve exposta ao público durante todo esse tempo, mas até agora nunca havia estado disponível à venda.
Esse segundo exemplar contava com o número de chassi #0063259 e foi adquirido pelo colecionador Preston Henn em 1990, justamente quando terminou a filmagem da série. De modo que se trata do único exemplar que não chegou a abandonar a cidade de Miami, pois esteve por mais de 30 anos exposto em uma das lojas principais da cadeia Swap Shop da família Henn.
Esta unidade fez parte durante estes anos de uma impressionante coleção acumulada por Henn durante décadas e que esteve exposta todo esse tempo na mencionada loja, junto a peças tão raras e valiosas como diferentes modelos de competição e inclusive o Ferrari F275 GTB/C Speciale, vencedor em Le Mans em 1965. O único exemplar amarelo desta rara edição e que muitos assinalam que se trata do veículo mais valioso do mundo e provavelmente o primeiro que consiga superar os 100 milhões de dólares se chegar a leilão algum dia.
Este segundo exemplar do Ferrari Testarossa foi colocado à venda no ‘We are Curated’, um especialista que precisamente tem sede em Miami e do qual já falamos em várias ocasiões, pois se trata do mesmo que anunciou a venda do exemplar perdido do Lamborghini Countach Turbo S.