O ÚNICO AUDI R18 TDI ULTRA FUNCIONAL DO MUNDO ESTÁ À VENDA PRATICAMENTE NOVO
O Audi R18 TDI Ultra foi a arma da marca de Ingolstadt nas 24 horas de Le Mans de 2011. Nesta edição, a equipe alemã conseguiu ocupar o degrau mais alto do pódio por uma estreita margem em relação ao seu principal rival, a Peugeot, a quem conseguiu superar em apenas 14 segundos após 24 horas de corrida. De modo que foi uma das vitórias mais apertadas da história da prova francesa.
O carro foi apresentado em 2010 como sucessor do também bem-sucedido Audi R15 e como seu antecessor também contava com uma mecânica diesel, mas no lugar do V10 de 5.5 litros turbo, o novo modelo montava um V6 de 3.7 litros também turbo. A potência do motor de 6 cilindros era de 539 cv, cifra ligeiramente inferior à de seu antecessor, mas o novo modelo era um pouco mais leve e, portanto, conseguia consumir menos combustível que o R15 e em uma prova como Le Mans isso significa perder menos tempo nos boxes e poder ser mais ousado com o pedal do acelerador quando for necessário.
Foram fabricados somente 8 chassis do Audi R18 TDI Ultra, dos quais 2 foram destruídos precisamente durante as 24 horas de Le Mans de 2011. De modo que o exemplar ganhador foi o único que conseguiu chegar ao final. Dos 6 exemplares sobreviventes, apenas um se encontra completo e plenamente operativo, o mesmo que aparece nas imagens abaixo.
Esta unidade se encontra atualmente à venda no especialista de clássicos e exóticos Art & Revs. Um exclusivo concessionário de Luxemburgo que conta com um estoque composto exclusivamente por veículos de coleção e as peças mais requintadas do mundo da competição. Como exemplo, além deste especial R18 TDI também conta com um Porsche 996 R que competiu em Le Mans, o Alpine A110 Rally ganhador do Rally de Montecarlo 2021 na categoria FIA RGT CUP e peças únicas como o Saleen S7R GT1 que competiu nos campeonatos ALMS de 2004/2005 e FIA GT de 2009.
Essa unidade do Audi R18 TDI Ultra se encontra em um impecável estado de conservação porque foi preparado especificamente pela equipe Audi, já que este exemplar não foi utilizado em competição, servindo apenas para homologar o modelo para a temporada 2011. Pouco depois foi transformado com as especificações do modelo 2013 com a intenção de usá-lo como veículo promocional para depois voltar a ser armazenado. Finalmente, foi reconstruída sua configuração original e acabou sendo vendido a um colecionador particular. Continua mantendo zero quilômetros de uso desde sua reconstrução, de modo que ainda está como novo. Estima-se que a vida útil do motor é de 10.000 km e da transmissão cerca de 7.000 km.
O veículo se encontra completo sendo plenamente operativo, de modo que não se trata simplesmente de um dos 6 chassis sobreviventes do R18 TDI Ultra, mas é o único exemplar plenamente funcional que pode ser encontrado no mercado. Uma peça de coleção para qualquer museu ou colecionador interessado no mundo da competição, embora também possa ser usado como um exclusivo e caríssimo esportivo para track-days.