O ÚNICO BMW M1 PROCAR HOMOLOGADO PARA CIRCULAR NAS ESTRADAS ESTÁ SENDO MOSTRADO EM PEBBLE BEACH

Entre os inúmeros modelos clássicos que estão sendo exibidos esta semana nos diferentes eventos de Monterey, está presente o único exemplar conhecido do BMW M1 Procar que é homologado para circular por estrada aberta. Isso o torna em uma das unidades mais raras de toda a produção do M1, que era composta por 453 unidades de rua mais outros 40 chassis que foram criados para a copa monomarca disputada por esses modelos, o campeonato Procar BMW M1 que esteve ativo nas temporadas de 1979 e 1980.
À radical configuração dos BMW M1, o primeiro modelo de motor central da marca de Munich e o único até a chegada do BMW i8, as versões Procar acrescentavam um chassi mais rígido e um espetacular kit aerodinâmico, que radicalizava sobremaneira o perfil do esportivo alemão.
Essas versões aumentavam a potência de 277 cv do modelo original até pouco mais de 400 cv, embora as versões sobrealimentadas superassem facilmente os 800 cv. A tudo isso se somava uma severa dieta, pois perdiam todos os elementos supérfluos, incluindo os de conforto mais básico.
O motivo dessas unidades não era outra que a de satisfazer a norma FIA para o Grupo 4 e assim poder homologar o modelo para essa categoria. Após as duas primeiras temporadas da Procar, onde faziam a abertura da Fórmula 1, muitos desses veículos foram utilizados em competições por equipes privadas.
O caso deste exemplar que aparece nas imagens é muito curioso, pois inicialmente era propriedade da BMW, mas uma vez que foi colocado à venda, foi eliminado grande parte dos elementos próprios de competição, por isso o veículo pôde voltar a ser homologado para estrada.
Este é o chassi número 31 dos 40 M1 Procar fabricados, que anos mais tarde chegou às instalações de Bruce Canepa na Califórnia, onde foi submetido a uma profunda restauração. Esta semana está sendo apresentado em Pebble Beach junto a outros inúmeros modelos clássicos e raros sobre o gramado da área de exibição.