O ÚNICO KOENIGSEGG DE CORRIDAS SERÁ LEILOADO EM GOODWOOD
A empresa de Christian von Koenigsegg, fundada em 1994, tornou-se um dos fabricantes de superesportivos mais famosos dos últimos tempos, graças entre outras coisas à força bruta de seus modelos e a seus recordes de velocidade.
Após o CC8S, seu primeiro modelo, a marca lançou em 2004 o CCR, em colaboração com a empresa norueguesa Eker Design, um carro que bateu o recorde de carro de produção mais veloz e que serviu depois como base para o primeiro e único carro de competição da Koenigsegg.
Revelado no Salão de Genebra de 2007, o CCGT foi desenvolvido originalmente para participar nas 24 Horas de Le Mans, na categoria GT1. Pesava menos de 1.000 quilos e seu poderoso motor V8 aspirado, de 5.0 litros e 32 válvulas, entregava pouco mais de 600 cv.
O bloco V8 surgia acoplado a uma transmissão sequencial de magnésio em disposição transaxle e uma embreagem multidisco da AP Racing. Embora a caixa de câmbios equipasse originalmente uma alavanca, agora o carro conta com aletas integradas no volante.
Além disso, o CCGT contava com discos de freio de carbono de 362 milímetros, pinças de seis pistões, suspensão de duplos triângulos com amortecedores tipo pushrod e um kit aerodinâmico que gerava 600 quilos de carga.
O carro foi fabricado à mão e testado em 2008, mas apenas dois meses depois que o fabricante começou os ‘shakedown’ com o carro, infelizmente a FIA alterou o regulamento GT1 e deixou de permitir os chassis monocasco de fibra de carbono e aumentou os requisitos de homologação para 350 unidades, o que acabou com os sonhos de competição da marca sueca.
Este Koenigsegg CCGT GT1 Competition Coupe será leiloado na sexta-feira, 14 de julho, no famoso Goodwood Festival of Speed, pelas mãos da casa de leilões Bonhams, e poderá alcançar um preço estimado entre 3 e 4 milhões de libras esterlinas, ou seja, entre 19 e 25 milhões de reais ao câmbio de hoje.
O carro, desde que saiu da fábrica da Koenigsegg em Ängelholm teve apenas um dono, Bard Eker, foi mantido todos estes anos em uma garagem com temperatura e umidade controladas, e no escuro, com dois intervalos de manutenção de seu motor a cada ano, de modo que está praticamente novo, segundo a própria casa de leilões, já que segue calçando, por exemplo, os pneus slick originais.