O UNIMOG CELEBRA 75 ANOS: ASSIM NASCEU ESTA IMPONENTE MÁQUINA DE TRABALHO

Este mês faz exatamente 75 anos que foi entregue o primeiro Unimog a um cliente perto de Stuttgart. O veículo saiu da fábrica da empresa de construção de maquinaria Gebrüder Boehringer em Göppingen, no sudoeste da Alemanha. Este primeiro veículo foi entregue no dia 19 de março de 1949 pelo distribuidor geral da Unimog, Kloz, em Fellbach, poucos meses depois do início da produção.
O primeiro Unimog fabricado em série foi da linha 70200 com o número de identificação 003 e com o estilizado logotipo da cabeça de boi de Boehringer no capô foi entregue a um cliente de Hösslinswart. Os dois Unimog com números de identificação 001 e 002 foram fabricados como veículos de teste unicamente para uso interno e não foram vendidos.
De uma forma inteligente e pioneira, este modelo combinava as vantagens dos tratores, implementos agrícolas e dos caminhões, diferenciando-se significativamente de todos os tratores convencionais disponíveis no mercado naquela época, não só visualmente, mas também por sua versatilidade.
Em muito pouco tempo, a demanda pelo Unimog na devastada Alemanha do pós-guerra foi tão grande que a capacidade de produção da Gebrüder Boehringer atingiu seus limites. O sucesso do Unimog continuou a partir do outono de 1950 sob a direção da Daimler-Benz AG.
A produção do veículo com tração total começou em junho de 1951 na planta de Gaggenau e em agosto de 2002 a planta foi transferida para Wörth.
Origens
Imediatamente após o final da Segunda Guerra Mundial, Albert Friedrich, diretor técnico da fábrica de artigos de metal nobre Erhard & Söhne, em Schwäbisch Gmünd, e anteriormente chefe de projetos de motores de avião na Daimler-Benz, começou a desenvolver um veículo compacto com tração total com quatro rodas do mesmo tamanho e uma potência de 25 cv. Era destinado principalmente ao uso agrícola, mas também como unidade de potência estacionária e veículo de transporte para a indústria agrícola, já que contava com uma velocidade de até 50 km/h. Estas primeiras considerações deviam cumprir os restritos critérios do plano Morgenthau na zona de ocupação americana, cujo objetivo era transformar a Alemanha em um Estado puramente agrícola.
No outono europeu de 1945, Friedrich realizou os primeiros projetos de um todo-terreno agrícola versátil com uma largura de bitola de 1.270 milímetros, uma dimensão que corresponde exatamente a duas fileiras de batatas. Outros traços característicos eram o teto rebatível, o para-brisa rebatível, um elemento para fixação dos implementos agrícolas na parte dianteira, um sistema de engate de reboque na parte traseira e uma plataforma auxiliar na área atrás do banco do condutor.
No final desse mesmo outono de 1945, as forças de ocupação americanas concederam a rara e solicitada ‘Ordem de Produção’ para a ‘máquina universal acionada por motor para uso na agricultura’ de Friedrich.
Friedrich contou com a Erhard & Söhne como sócio para a produção do protótipo, enquanto a Daimler-Benz forneceu o motor OM 636. O primeiro protótipo já foi construído em Schwäbisch Gmünd em 1946 e o primeiro teste com o U 1 aconteceu no dia 9 de outubro daquele mesmo ano.
Unimog na realidade significa ‘Universal-Motor-Gerät’
Antes da primeira apresentação pública, Hans Zabel abreviou a volumosa descrição ‘Universal-Motor-Gerät’ para o acrônimo ‘Unimog’. Com este popular nome, o veículo foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 29 de agosto de 1948 na exposição da Sociedade Alemã de Agricultura (DLG) em Frankfurt am Main, onde recebeu 150 pedidos antecipados.
A produção em série do Unimog começou em 1949 na Gebrüder Boehringer na cidade de Göppingen, onde 90 empregados fabricavam até 50 veículos por mês. Boehringer fabricou um total de 600 unidades Unimog da série U 70200, dos quais 44 exemplares foram para o exército suíço.
Como os volumes solicitados requeriam grandes investimentos, no outono de 1950 a Daimler-Benz AG adquiriu o negócio Unimog, incluindo todas as patentes e as instalações de produção, a equipe de desenvolvimento e a nova equipe de vendas. Em um documento de duas páginas foi feito o contrato de aquisição em cinco pontos e foi acordado um preço de compra de 600.000 marcos alemães.
Em meados de 1951 começou a produção do Unimog na planta de Gaggenau com a série de modelos 2010, em referência ao centro de custos 2010 do departamento de agricultura da Erhard & Söhne, onde foram fabricados os primeiros protótipos.
Em 1953 foram realizadas inúmeras melhorias nas séries de modelos 401 e 402: pela primeira vez, uma cabine fechada, totalmente de aço e resistente aos golpes, complementava a cabine anterior conversível com seu teto retrátil. Isso tornou o trabalho dos condutores muito mais seguro ao volante e proporcionou uma maior proteção, por exemplo, quando se trabalhava em obras.
A partir de maio de 1953, o Unimog exibiu a estrela da Mercedes-Benz, além do logotipo da cabeça de boi utilizado até então, que só foi removido definitivamente em setembro de 1955. Desde então, o Unimog foi evoluindo e melhorando continuamente, e sempre foi adaptado e atualizado.