O VOLKSWAGEN TAIGUN NÃO CHEGARÁ À PRODUÇÃO
Em 2012 a marca de Wolfsburg apresentava um concept compacto de aspecto SUV: o Volkswagen Taigun. Um protótipo que na época adiantava as linhas de um pequeno todo-terreno.
Dois anos depois o mesmo protótipo era renovado no Salão de New Delhi, atualizando a parte traseira e incluindo acessórios como o estepe. Tudo indicava que o modelo chegaria à produção em 2016. Agora parece que isso não acontecerá, já que o projeto não recebeu luz verde.
Segundo parece, um dos motivos pelos quais o Volkswagen Taigun não será produzido é o reduzido tamanho de sua carroceria. O corpo do protótipo apresenta medidas compactas: 3.859 mm de comprimento, 1.728 mm de largura e 1570 mm de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.470 mm, embora em seu interior encontram-se cinco lugares, e o porta-malas conta somente com 280 litros, podendo esse número ampliar-se até os 996 litros com os bancos dobrados. No total o Taigun pesa 998 kg.
O motor que equipava o concept no momento de sua apresentação era um bloco TSI de três cilindros e 1.0 litro. Este tricilíndrico era capaz de desenvolver 110 cv de potência e um torque de 175 Nm. A aceleração que declarava era de 9,2 segundos no sprint de 0 a 100 km/h com uma velocidade máxima de 186 km/h. Uma configuração bem atrativa para os clientes com necessidades urbanas.
Agora, o Volkswagen Taigun não chegando à produção não significa que a marca não esteja considerando lançar um SUV baseado no Polo. Inclusive poderemos ver os primeiros trabalhos sobre este pequeno todo-terreno na mostra suíça que abrirá suas portas em março.