OFICIAL: ALFA ROMEO SERÁ UMA MARCA 100% ELÉTRICA EM 2027

Durante a apresentação dos últimos resultados financeiros da Stellantis, Carlos Tavares apresentou os planos para o futuro da Alfa Romeo, uma marca que se unirá a muitas outras em seu objetivo de abandonar completamente os motores a combustão interna tradicionais nesta década. Será em 2027 quando isso acontecerá, ou seja, faltam seis anos para vermos uma família de automóveis 100% elétricos, mas chama a atenção que a casa italiana ainda não tenha apresentado nenhum.
E não é só isso, a Alfa Romeo ainda precisará de alguns anos para ver o seu primeiro veículo completamente elétrico, algo que não está previsto para 2022, nem mesmo para 2023. Os planos da empresa contemplam que este automóvel chegará em 2024, de modo que está tudo muito apressado e inclusive o SUV compacto que está próximo a estrear, o Tonale, também será afetado, já que chegará em formato híbrido plug-in - será o primeiro PHEV da Alfa Romeo - e seu ciclo de vida será bastante curto.
A chegada do Tonale está prevista para junho de 2022, de maneira que só terá cinco anos pela frente para explorar sua mecânica híbrida plug-in. No entanto, não podemos descartar que para o ano de 2027 se converta em um automóvel 100% elétrico. Para a construção de sua linha elétrica, a Alfa Romeo utilizará as novas plataformas dedicadas a este tipo de propulsão lançadas pela Stellantis, sendo elas as STLA Small, Medium e Large. A arquitetura pensada para os carros urbanos terá uma autonomia máxima de 500 quilômetros, enquanto que a de modelos compactos ampliará a faixa de uso até os 700 km. Finalmente, para modelos grandes, a autonomia será de 800 km.
De acordo com a estratégia de carro irmão impulsionada por Carlos Tavares, o primeiro Alfa Romeo 100% elétrico deverá ser desenvolvido junto com os próximos DS e Lancia alimentados por baterias. Tudo o que não for visto será compartilhado, como é o caso dos novos Opel Astra e Peugeot 308. Em relação ao design, a marca italiana contratou Alejandro Mesonero-Romanos, que foi o chefe de estilo da Dacia durante alguns meses, depois de passar vários anos como chefe de design da SEAT.
Por último, cabe destacar que Carlos Tavares também anunciou os planos de futuro da DS e da Lancia, ou seja, as outras duas marcas que compõem o segmento premium da Stellantis. Ao contrário da Alfa Romeo, suas irmãs se adiantarão, já que em 2024 e 2026, respectivamente, serão empresas 100% elétricas. “Estamos preparando a eletrificação da Lancia. Se as coisas andarem bem temos um grande potencial para incrementar a rentabilidade das vendas”, destaca Tavares. O primeiro modelo da nova Lancia chegará em 2023.