OLDSMOBILE JETFIRE ROCKET: O PRIMEIRO CARRO TURBO DE PRODUÇÃO

Hoje em dia, o fato de um automóvel utilizar motor turbo é simplesmente comum, seja com o propósito de downsizing, melhorar o desempenho ou porque o veículo em questão seja focado em uma condução esportiva, inclusive chegam a ter até quatro turbos como no caso dos modelos Bugatti. Mas nem sempre foi assim, e na verdade muita gente pergunta qual foi o primeiro carro turbo de produção.
Embora a tecnologia do turbo compressor tenha sido desenvolvida lá pelos anos 20 do século passado, levou muitos anos para que um turbo fosse colocado em um carro de produção em série e embora os resultados não tivessem sido os esperados, serviu como um divisor de águas para que outras marcas fizessem o mesmo.
A marca americana Oldsmobile, que pertencia à General Motors, foi a primeira a surpreender a todos com um motor assistido por um turbo compressor, e montado em um carro 100% de rua. Trata-se do Oldsmobile Jetfire Rocket, um coupe de 1962 que ao contar com essa novidade tecnológica e mecânica, se converteu em um dos veículos mais avançados da época.
O Jetfire Rocket escondia debaixo do capô um motor cuja cilindrada era até certo ponto baixa para aquela época. Um V8 de 3.5 litros era o encarregado de receber um turbo Garret T5 e em conjunto entregavam uma potência de 215 cv às 4.600 rpm e um torque de 420 Nm às 3.000 rpm. Enquanto que o caracol metálico contava com uma relação de compressão de 10.25 por 1.
No entanto, embora a novidade fosse promissora, a mecânica não entregava os melhores resultados e tendia a sofrer problemas de aquecimento, de modo que a própria Oldsmobile decidiu retirar o modelo do mercado, com mais de 9.000 unidades vendidas.
O resto é história, já que ao longo dos anos foram surgindo modelos com motor turbo, que falhavam menos e sua performance estava à altura do que muitos esperavam. O BMW 2002 e o Saab 99 Turbo são dois claros exemplos que surgiram na Europa.