OLETHA COUPE: O BMW Z8 COUPE COM O QUAL MUITOS JÁ SONHARAM
Desde o seu lançamento no ano de 2000, o BMW Z8 se tornou um clássico instantâneo, cuja cotação só aumentou com o passar dos anos, no entanto, muitos ficaram com o desejo de experimentá-lo em um formato coupe que ficou apenas em uma versão conceitual, já que o modelo só foi oferecido em formato roadster. É que a mescla de linhas clássicas e modernas deste modelo de dois lugares poderiam ter sido ainda mais irresistíveis em uma carroceria fechada.
Felizmente, 21 anos depois de seu lançamento, uma empresa americana da região de Los Angeles chamada Smit Vehicle Engineering, decidiu oferecer uma solução a essa ausência e se chama Oletha Coupe, na forma de um BMW Z8 Coupe com o qual muitos, inclusive os irmãos Willem e Kaess Smit, sonhavam. Na verdade, esta start-up reconhece que este modelo é uma “carta de amor ao BMW de nossa infância”.
A verdade é que a mudança ficou uma maravilha. Ao contrário da solução hard-top pela qual muitos BMW Z8 optaram, este modelo exibe uma carroceria de carbono completamente nova com um teto feito na medida com uma elegante e clássica caída ao estilo de modelos como o Jaguar E-Type, com o qual agora compartilha uma silhueta bastante parecida. No entanto, além de colocar um teto no clássico roadster, o Oletha também incorpora uma grade de duplo rim nova, faróis com um estilo retro, lanternas traseiras ao estilo do Z8 original e uma dupla saída de escape mais moderna. A cereja do bolo são as rodas forjadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
A outra grande novidade chega através de um novo motor V8 um pouco mais moderno que o original, o S65B44 V8 de 4.4 litros do BMW M3 GTS E92 que agora oferece mais de 450 cv graças, entre outras coisas, a um novo coletor de admissão de fibra de carbono e um sistema de escape específico em aço inoxidável e Inconel. Para gerenciar tudo isso conta com uma transmissão manual de 6 velocidades que leva toda a força deste V8 às rodas traseiras, e um diferencial autoblocante mecânico.
Acompanhando este novo motor também foram melhorados os freios, com a assinatura da AP Racing com pinças Radi-CAL, e a suspensão agora e ajustável pelas mãos da KW.
Por enquanto essa jovem empresa não informou o preço deste novo modelo, nem tampouco seu interior, embora tenha adiantado que haverá bancos esportivos de fibra de carbono mais confortáveis, e um equipamento de som premium.