OPEL CORSA OPC AGORA É OFICIAL
- A derivação mais potente do modelo estreará no Salão de Genebra em março, com o motor 1.6 Turbo ECOTEC com 207 cv
A Opel revela no Salão de Genebra, no início do próximo mês de março, a versão de elevada ‘performance’ da nova geração do Corsa. O novo Corsa OPC foi desenvolvido pensando no máximo desempenho em pista e em estradas exigentes, mas continuará podendo ser utilizado normalmente no dia-a-dia já que o interior não perde em espaço e a suspensão possui características especiais para manter bons níveis de conforto.
“As nossas versões OPC são os ponta de lança das respectivas linhas. Refletem a tradição esportiva da marca e distinguem-se com evoluída tecnologia e dinâmica de condução ímpar. O novo Corsa OPC demonstra o nível elevadíssimo em que os nossos engenheiros chegaram no que se refere a esportivos neste segmento de veículos”, afirmou o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann depois de completadas as voltas rápidas do programa final de calibração do novo Corsa OPC no centro de testes da marca em Dudenhofen.
Mantendo a tradição OPC, o Corsa mais potente possui traços de design que o identificam imediatamente como membro da família nascida no Opel Performance Center. A parte dianteira tem entradas de ar de maiores dimensões, especificamente as aberturas abaixo dos faróis, semelhantes às do Astra OPC. Atrás se destaca o spoiler no topo do vidro traseiro, que poderá assumir dois formatos à escolha.
De série, o Corsa oferece um spoiler discreto, mas pode ser equipado com um de maiores dimensões que reforça a carga aerodinâmica no eixo traseiro. O escape tem assinatura da conceituada especialista Remus, o que é evidenciado pela dupla saída e pelo inconfundível ruído que é produzido assim que o acelerador é pressionado.
A personalidade dinâmica do Corsa OPC está igualmente bem acentuada no interior, onde se destacam os bancos ‘bacquet’ Recaro que oferecem ótimo suporte dos ocupantes mesmo nos percursos mais exigentes.
Especiais são também o volante, com base plana, o punho da alavanca de câmbio, os pedais e a instrumentação com desenho OPC. A mais recente geração IntelliLink, que permite a integração de aplicações de dispositivos móveis Android e Apple iOS, está igualmente incluída no equipamento de série.
1.6 Turbo ECOTEC com 207 cv e 280 Nm
Na base da excepcional dinâmica do novo Opel Corsa OPC está um motor de 1.6 litros turbo, a gasolina, capaz de produzir 207 cv. A disponibilidade de potência a qualquer regime é bem revelada pelo torque máximo de 245 Nm que se mantém num patamar constante entre as 1.900 e as 5.800 rpm. A função ‘overboost’ oferece 35 Nm adicionais. Os engenheiros da Opel focaram-se na rápida formação de torque e na extensão da faixa em que aquele valor se mantém no máximo. A nova geração Corsa OPC representa um avanço considerável neste campo, tendo melhorado muito a resposta do motor a baixas rotações. Registre-se que o anterior Corsa OPC Nürburgring Edition atingia o torque máximo às 2.250 rpm.
A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma transmissão manual de seis velocidades cujo comando se destaca por ser curto e rápido. Este é um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h. Apesar de todos estes respeitáveis números em relação a performance, o 1.6 Turbo consegue ser econômico e apresentar uma média de consumo em ciclo misto de 13,3 km/l, a que correspondem emissões de CO2 de 174 g/km.
Suspensão com Amortecimento de Frequência Seletiva (FSD)
No desenvolvimento da suspensão do novo Corsa OPC os engenheiros da Opel estabeleceram uma equipe com os especialistas da Koni. Em conjunto, criaram uma solução inovadora em termos de amortecimento que é extremamente eficaz e inquestionavelmente dinâmica, mas consegue oferecer bons níveis de conforto. Este binômio tornou-se possível com a adoção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.
A suspensão do Corsa OPC recebe também novas molas que reduzem a altura do solo em 10 mm. O conjunto do chassi foi calibrado pensando em um desempenho dinâmico capaz de desafiar limites. A utilização de sistemas de controle eletrônico da mais recente geração, permite diferentes modos de funcionamento do programa eletrônico de estabilidade (ESP) e do controle de tração (TC). No Modo Competição, por exemplo, o controle de tração é desligado e o ESP intervém mais tarde. Registre-se que ambos ESP e TC podem ser completamente desligados pelo condutor.
O sistema de direção do mais recente membro da família OPC também foi otimizado. Reage de forma mais direta e precisa, conseguindo tornar-se mais informativa. A frenagem está a cargo de quatro discos, com os dianteiros ventilados, com diâmetro de 308 mm. E os pneus Michelin 215/45 montados em rodas de liga leve de 17 polegadas são de série.
‘Pack Performance’ eleva o patamar da dinâmica
A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamentos que eleva o desempenho dinâmico em alguns degraus. A transmissão passa a contar com um diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, fabricado pela Drexler, as rodas de 17 polegadas são substituídas por rodas de 18 polegadas e as regulagens da suspensão assumem uma tendência mais esportiva. O ‘pack’ oferece ainda um sistema de freios Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.
Tal como todos os produtos criados pelo Opel Performance Center, o novo Corsa OPC foi intensamente testado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife durante a fase de desenvolvimento.