OPEL E A LUZ, DO GT À TECNOLOGIA INTELLI-LUX LED PIXEL

Nas últimas décadas, a Opel tem sido amplamente reconhecida por seu papel pioneiro no desenvolvimento de faróis modernos e tecnologias de iluminação. Já em 1968, o Opel GT impressionou, além de sua inovadora forma de garrafa de Coca-Cola, por ser o primeiro carro alemão com faróis retráteis. Em 1989, o Opel Calibra foi um dos primeiros carros de produção em série a contar com faróis elipsoidais. A altura dos faróis de apenas 7 centímetros foi fundamental para alcançar o design exclusivo do coupé e sua excelente aerodinâmica.
Em 2003, a Opel se tornou o primeiro fabricante a oferecer um sistema dinâmico de luz de curva e um sistema estático de luz de giro a 90º ao apresentar o inovador sistema AFL (Adaptive Forward Lighting - Sistema de Iluminação Adaptativa) no segmento médio. Em 2004, o Opel Astra foi o primeiro carro compacto a incorporar luz de curva, e em 2006, a marca democratizou ainda mais essa tecnologia de segurança ao oferecer faróis bi-halógenos com luz dinâmica de curva e estática de giro nos segmentos de carros e monovolumes pequenos, com o Corsa e o Meriva.
Em 2008, a próxima geração do sistema AFL Plus fez sua estreia com o lançamento do Opel Insignia, estabelecendo uma nova referência na indústria automobilística. Esses faróis bi-xênon variáveis já adaptavam a distribuição do feixe de luz ao perfil da estrada, à velocidade de condução e às condições meteorológicas.
A geração anterior do Opel Astra, em 2015, trouxe a iluminação matricial inovadora ao segmento de compactos. No atual Opel Astra, a marca segue a mesma filosofia com a iluminação matricial Intelli-Lux LED Pixel completamente adaptativa.
Com um total de 168 diodos LED (84 por farol), garante uma distribuição do feixe de luz precisa e fluida o tempo todo, sem ofuscar os outros usuários da estrada. Com isso, o novo Astra estabelece uma nova referência em sua categoria. Seus faróis ultrafinos ‘cortam’ fora do feixe de luz, com precisão milimétrica, os veículos que se aproximam de frente. Enquanto isso, o restante das áreas permanece completamente iluminado com luz alta.
A tecnologia de iluminação Intelli-Lux LED Pixel é superior tanto em comparação com os sistemas convencionais quanto com os de xênon, sendo mais potente e precisa. Assim que o carro sai das áreas urbanas, os faróis matriciais ligam automaticamente a luz alta e ajustam continuamente o comprimento e a distribuição do feixe luminoso. Não ofusca outros usuários da estrada, enquanto o restante da estrada e seu entorno permanecem perfeitamente iluminados. Os segmentos de LED se acendem novamente automaticamente assim que o sistema detecta que não há luzes de outros veículos.
Graças a essa tecnologia, os motoristas da Opel podem identificar objetos nas extremidades da estrada com muito mais antecedência. Isso lhes permite ter mais tempo de reação quando, por exemplo, animais podem atravessar inesperadamente a estrada.
A eficiência foi o fator que definiu grande parte dos equipamentos do novo Opel Astra, incluindo a iluminação. Cada farol consome apenas 13 W, o que representa uma economia de energia de 81% em comparação com um halógeno, que precisa de cerca de 70 W.