ORA R1: MODELO ELÉTRICO DA GREAT WALL CHEGARÁ AO OCIDENTE EM 2020
Esta semana, a Great Wall Motors colocou à venda na China o novo ORA R1, um pequeno modelo urbano elétrico de 2.47 metros de comprimento. Trata-se de uma nova submarca focada na mobilidade sustentável.
O novo ORA R1 é um hatchback de cinco portas de reduzidas dimensões, com um design exterior que parece ter tomado algumas características do Smart ForFour, mas com alguns traços que combinam um desenho futurista com certo aspecto retro. O interior é simples, onde se destaca a tela do sistema de infotainment situada no console central, e se agrupam os controles da maior parte das funções do carro.
O ORA R1 é animado por um motor elétrico de 35 kW (50 cv), um propulsor que se combina com uma bateria de 33 kWh, que lhe proporciona uma autonomia máxima de 310 quilômetros com uma carga completa, de acordo com o ciclo de homologação NEDC, ou seja, cerca de 250 quilômetros em condições de uso normal, podendo alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h.
Esse primeiro modelo puramente elétrico da nova submarca da Great Wall já se encontra à venda na China, com um preço equivalente a 7.600 euros ao câmbio atual. A ORA estima esse preço de entrada do seu modelo R1 em função dos subsídios que o governo chinês dá aos veículos com essas características, benefícios que terão vigência até 2020, quando está previsto que cheguem ao seu final. Sem as ajudas do governo seu preço poderá alcançar quase os 10.000 euros, o que também não é nada mal para um carro elétrico.
As ambições da ORA não ficarão restringidas ao mercado chinês, já que a marca asiática já pensa em tornar essa marca em um competidor global e pretende dar o salto ao continente europeu e a outros mercados a partir de 2020.