OS 25 ANOS DO AUDI TT RESUMIDOS EM UMA EXPOSIÇÃO ÚNICA
O Audi TT celebra seus 25 anos em alto estilo. Entre os dias 24 de julho e 24 de setembro, o Audi Museum Mobile de Ingolstadt acolhe a exposição State of the ArTT, que celebra a história do coupe esportivo concebido em 1995.
Através de uma série de protótipos e histórias, o fabricante alemão percorre as diferentes etapas que levaram o seu modelo a tornar-se um autêntico ícone de estilo, ao longo dos anos.
Afinal de contas, para se ter uma ideia do impacto que o TT significou no catálogo da marca alemã, basta lembrar a linha tão ‘séria’ que a Audi oferecia em meados dos anos 90, quando, para dar um exemplo, o A6 substituía o 100.
Mas vamos voltar ao TT. Tudo começou com o show car apresentado em 1995 no Salão de Frankfurt. Após uma excelente recepção por parte da crítica e do público, a Audi decidiu apostar no projeto e iniciar a produção em série, com a primeira geração lançada em 1998.
Também o nome rompia com a tradição da marca, que até então havia optado por números e letras. ‘TT’ faz referência à lendária corrida Tourist Trophy da Ilha de Man, uma das provas mais espetaculares do mundo automobilístico, na qual a NSU (marca que fez parte das origens da Audi) participou com seu homônimo TT nos anos 60.
Por isso mesmo, também há espaço na exposição para lembrar alguns modelos da NSU, como o Rennfox, o Quickly TT e o Prinz TT.
É claro que estão presentes todas as gerações do TT e alguns modelos especiais, como o TT quattro sport de 2005, o TTS Pikes Peak ‘Shelly’ de 2013 e o TT ultra quattro concept, ganhador da TT Cup de 2017.
Enquanto isso, o coupe alemão está iniciando seu giro de despedida (pelo menos da forma como o conhecemos) por todo o mundo, com algumas edições limitadas, como a RS Iconic Edition, produzida em apenas 100 exemplares, e o TTS Memorial Edition, que só pode ser adquirido pelos clientes japoneses.