OS CLIENTES CANSAM DOS CONTROLES TÁCTEIS E A HONDA VOLTA A DAR PREFERÊNCIA AOS BOTÕES FÍSICOS

A Honda optou por ir na direção contrária à maioria dos outros fabricantes e decidiu limitar a utilização das telas tácteis, deixando esta opção disponível somente para algumas funções. O novo Honfa Fit novo estreou um novo sistema de infotainment que embora conte com uma tela táctil, recupera os botões físicos para operar as funções mais importantes.
A Honda considera que a concentração de todas as funções na tela táctil força o condutor a ficar muito mais distraído que com o teclado tradicional. O responsável pelo projeto do novo Honda Fit/Jazz, Takeki Tanaka, considera que tanto os comandos do sistema de climatização e certos comandos do sistema de som devem ser operados através de botões físicos, para evitar distrações, já que podem ser operados sem tirar a visão da estrada.
De acordo com Tanaka, a empresa recebeu muitos comentários negativos por parte dos clientes em relação aos controles 100% tácteis que são incluídos em muitos dos modelos da Honda. Os condutores preferem os controles ‘analógicos’, que permitem operar as funções intuitivamente após ser memorizada sua localização dentro do carro.
A verdade é que em alguns casos é difícil gerenciar as funções através da tela táctil sem desviar o olhar da estrada, o que põe desnecessariamente em risco a segurança.
Para remediar esta situação, a Honda implementou uma nova interface de menu para o sistema de infotainment, mais simplificada e que reduz o tempo de operação das funções que os condutores utilizam com mais frequência.
A Honda enfatiza que a inclusão de controles físicos para certas funções chave como o climatizador, o ajuste do volume e dos bancos térmicos, permitem que agora possam ser operados sem olhar.
No entanto, o debate está aberto e embora haja fabricantes como a Hyundai que apostam em uma digitalização completa, a Honda soube ouvir seus clientes e está atuando de acordo.