OS DOIS PRIMEIROS PONTIAC FIREBIRD DA HISTÓRIA SERÃO LEILOADOS EM JANEIRO
Voltam a estarem disponíveis os dois primeiros Pontiac Firebird da história, os que levavam os números de chassis 100001 e 100002, portanto, os primeiros a sair da linha de montagem da fábrica da GM em Lordstown, Ohio. Esses exemplares são bem conhecidos pelo grande público, já que além de não ser a primeira vez que estão à venda, há alguns anos foram protagonistas de um dos episódios especiais de Fast N’Loud (vídeo abaixo). Agora foram descobertos e restaurados pelos texanos da Gas Monkey Garage.
Enquanto a Chevrolet revelava o Camaro, a Pontiac lançava em 1967 o Firebird, modelo também baseado na plataforma F-Body do Camaro. Os dois eram a resposta da General Motors ao Ford Mustang, embora historicamente tenha sido o Camaro quem levou essas exclusivas honras.
Mais uma vez, esse par de veículos voltará a estar à venda em um evento da Barrett-Jackson, que acontecerá em Scottsdale (Arizona), no próximo mês de janeiro. Em outubro passado, ambos os veículos foram vendidos juntos por 330.000 dólares, e agora, novamente são oferecidos em par.
Em ambos os casos, a casa de leilões não informou nenhuma estimativa de preço, e qualquer informação a esse respeito deverá ser solicitada diretamente à Barrett-Jackson. Ambos sairão sem reserva, portanto, espera-se uma interessante luta de lances por eles.
O número 100001 dispõe de carroceria conversível e transmissão automática, enquanto que o 100002 é um coupe e conta com transmissão manual. Algumas das particularidades desses exemplares é que o coupe foi o primeiro exemplar que saiu da fábrica com especificações ‘High Output’ e o conversível conta com sistema ‘Cruise Control’.
Os dois modelos faziam parte de um lote de 5 unidades que a fabrica utilizou para promover o modelo no ano de seu lançamento. Grupo que foi chamado de os ‘5 magníficos’ e dos quais se acredita que sobreviveram somente estes 2 exemplares, que apresentam ainda as etiquetas ‘Show 1’ e ‘Show 4’, utilizadas pela marca para distingui-los a nível interno.