OS FUTUROS ELÉTRICOS DA ALFA ROMEO NÃO TERÃO UM DESIGN DIFERENTE
Os Alfistas estão com sorte. O responsável de design da marca italiana confirmou ao pessoal do Top Gear que o design de seus modelos elétricos não mudará radicalmente em relação aos de combustão, mas manterá esse aspecto passional dos Alfa Romeo.
De acordo com Alejandro Mesonero-Romanos, não faz sentido fazer um design específico para os modelos elétricos. Além disso, uma vez que todos os carros serão de zero emissões no futuro, não haverá necessidade de que chamem a atenção por sua natureza elétrica.
“A eletrificação muda a forma que o carro se move, mas o caráter, o estilo e os valores são mantidos. Um aspecto elétrico por si só não faz sentido do meu ponto de vista. Não vamos dizer, ‘ok, é um carro elétrico, vamos torná-lo com um aspecto diferente apenas por causa disso’”, afirmou o designer.
Sob seu ponto de vista, essa estratégia fazia sentido, por exemplo, para a BMW, já que a marca alemã foi a pioneira em matéria de elétricos e fazer com que seu i3 tivesse um aspecto muito diferente do resto da linha era inclusive lógico, mas não quando todos os carros são elétricos.
É claro que certas vantagens do carro elétrico em relação ao modelo a combustão poderão resultar em alterações em termos de design, como uma distância entre os eixos mais longa, saliências mais curtas e, logicamente, mais espaço interior e um centro de gravidade mais baixo.
Esses aspectos puramente funcionais impactarão nas proporções dos carros, mas o responsável de design da Alfa Romeo acredita que os futuros modelos terão que ter uma ‘aparência visceral’ e que resume um ‘efeito wow’, como os carros a combustão do passado. Afinal, qualquer novo modelo terá que se parecer primeiro como um Alfa Romeo, sem dar a impressão de que pretende anunciar sua natureza elétrica aos quatro ventos.
O primeiro modelo elétrico da marca de Milão chegará no ano de 2024, e provavelmente seja um crossover subcompacto abaixo do Tonale, que também poderá ser oferecido com motores a combustão.
Já em 2025 chegará um segundo elétrico, este em uma plataforma dedicada para este tipo de veículos e, a partir de 2027, a Alfa Romeo se converterá em uma marca 100% elétrica em regiões como Europa, China e Estados Unidos. Também foi confirmado que a próxima geração do Giulia será exclusivamente elétrica.